TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calculo Estrutural e Memorial descritivo de Laje de Piso

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.864 Palavras (12 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

MEMORIAL DESCRITIVO

LAJES

Thiago Souza Santos


DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS

MEMORIAL DESCRITIVO

LAJES

Memorial apresentado à disciplina Concreto Armado II – do curso de graduação Engenharia Civil, sob orientação da professora Eliane.


Sumário

1. CARACTERÍSTICAS DA EDIFICAÇÃO        

MEMORIAL DE CÁLCULO        

1. OBJETIVO        

2. PREMISSAS DE CÁLCULO        

2.1. Cobrimento Mínimos        

3. VINCULAÇÃO DAS LAJES        

4. PRÉ-DIMENSIONAMENTO DAS ALTURAS DAS LAJES        

4.1. Altura das Lajes        

4.2. VÃOS EFETIVOS        

5. DETERMINAÇÃO DOS CARREGAMENTOS        

5.1. Cargas Permanentes        

5.2. CARGA ACIDENTAL        

5.3. Carregamento Total        

6. CÁLCULO DOS MOMENTOS FLETORES        

6.1. CompatibilizaçÃo dos Momentos Fletores        

7. DIMENSIONAMENTO DAS ARMADURAS        

7.1. Armadura positiva e negativa        

7.2. QUADRO RESUMO        

7.3. Armadura de FISSURAÇÃO        


  1. CARACTERÍSTICAS DA EDIFICAÇÃO

Residencial Santos Souza; localizado em Curitiba trata-se de uma edificação residencial única com área de 356m².

Este empreendimento sub divide-se em Subsolo com 78m², Pavimento Térreo com 146m² e Pavimento Superior com 132m². Trata-se de uma obra em concreto armado com fechamento em alvenaria convencional. O Calculo estrutural, objeto deste estudo será da laje de piso do QUARTO 3 que encontra-se no pavimento superior da edificação.


[pic 1] 
[pic 2] 
[pic 3]
[pic 4]

- Planta de destaque do Quarto 3 (objeto de calculo estrutural de laje de piso).


Memorial de Cálculo


  1. OBJETIVO

Este memorial tem como objetivo descrever os processos de dimensionamento e detalhamento das lajes da edificação em questão, e contempla o cálculo estrutural, consistindo da concepção da estrutura, com detalhamento de laje.

Será apresentado neste memorial:

- uma planta de fôrma parcial do pavimento tipo, com todos os elementos estruturais do detalhamento das lajes;

- o processo utilizado nos cálculos para desenvolvimento do projeto de detalhamentos das armaduras das lajes.

O objetivo deste projeto, portanto, é demonstrar os processos utilizados e os resultados obtidos nos cálculos para desenvolvimento do projeto de detalhamentos das armaduras das lajes, como o pré-dimensionamento das alturas, a determinação dos carregamentos, o cálculo dos vãos efetivos, cálculo de momentos fletores, compatibilização dos momentos fletores negativos, momentos fletores positivos finais e dimensionamento das armaduras positiva e negativa; baseando-se nas Normas Brasileiras.

  1. PREMISSAS DE CÁLCULO

        

Para conferir durabilidade à estrutura será utilizado concreto com resistência característica à compressão (fck) 30 MPa (C-30). Para o aço estrutural utilizaremos o aço CA50 para ø [pic 5] 6,3 mm.

.

  1. COBRIMENTO MÍNIMOS

Serão seguidas as recomendações da NBR6118 para a escolha da espessura da camada de cobrimento da armadura. A Tabela abaixo apresenta os cobrimentos nominais (cobrimento mínimo + tolerância de execução = 10mm) a serem exigidos para diferentes tipos de elementos estruturais, visando a garantir um grau adequado de durabilidade para a estrutura.

[pic 6]

Tabela 1 – Classes de agressividade ambiental para recobrimento mínimo

Neste caso, a classe de agressividade ambiental é classificada como moderada (II) por ser um ambiente urbano. Portanto será utlizado um cobrimento mínimo de 25 mm.

  1. VINCULAÇÃO DAS LAJES

A etapa seguinte do projeto das lajes consiste em identificar os tipos de vínculo de suas bordas. Existem, basicamente, três tipos:

- borda simplesmente apoiada: não há deslocamentos verticais.

-borda engastada: não há deslocamentos verticais e as rotações são impedidas, são lajes que apresentam continuidade, sendo o engastamento promovido pela laje adjacente.

Uma diferença significativa entre as espessuras de duas lajes adjacentes pode limitar a consideração de borda engastada somente para a laje com menor espessura, admitindo-se simplesmente apoiada a laje com maior espessura, deve-se ainda analisar a diferença entre os momentos atuantes nas bordas das lajes, quando consideradas engastadas.

Outro critério que foi analisado são as dimensões das lajes adjacentes, quando uma laje é bem maior que a outra seqüente, considera-se que a laje menor engastada e a laje maior apoiada, pois esta provocaria grandes regiões de momentos negativos, comportamento diferente do que se geralmente se encontra nas lajes de edifícios.

 As lajes podem ser armadas em uma ou duas direções. Nas lajes armadas em uma única direção apenas os bordos maiores são considerados apoios e sempre existe uma armadura perpendicular à principal, a de distribuição. As lajes armadas em duas direções podem ser analisadas utilizando o modelo elástico-linear.

Inicialmente as lajes são calculadas isoladamente, observando-se as condições de apoio de bordo engastado, conforme haja continuidade ou não entre as lajes. Posteriormente é feita a compatibilização entre os momentos de bordo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (881.5 Kb)   docx (325.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com