TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Campo elétrico e potencial elétrico

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade federal de Santa Catarina – UFSC

Centro tecnológico - CTC

Experiência No 01

Campo elétrico e potencial elétrico

Alunos:

Matheus Antônio Buxel / matheusbruxel@gmail.com

Vittorio Oliveira Lazzari Girardi / vittorio_girardi@hotmail.com

Caio Henrrique Rossetto Coelho / caiohr.coelho@gmail.com

Guilherme Morais Cembranel / gm_cembranel@icloud.com

Professor: Victor Alexandre Veit Schmachtenberg

Curso: Engenharia de materiais

Florianópolis – SC

Outubro/2017

Resumo:

Durante nossas atividades em laboratório, realizamos um experimento online no site www.phet.colorado.edu , o qual é constituído em relacionar o potencial elétrico em função da distancia de uma carga pontual e analisar a relação de potencial elétrico com o campo elétrico em uma região previamente delimitada.

No decorrer do experimento coletamos dados para conseguirmos responder o questionário fornecido, alguns resultados, por exemplo k=9,25*〖10〗^9

Introdução:

Este trabalho é sobre campo elétrico e potencial elétrico, mais especificamente sobre o comportamento deles (campo e do potencial elétrico) quando se varia algumas incógnitas.

Com isso, temos por objetivo determinar a relação entre o Potencial Elétrico e a distância para uma carga pontual e, também, a relação entre o Potencial Elétrico e o Campo Elétrico em uma região através de um software de simulação online.

Para o melhor entendimento da analise de dados e de resultados, seccionamos essa seção do trabalho em três partes, iniciando pela primeira parte do questionário e seguindo até a última parte (parte 3), porém a ordem de algumas perguntas podem ser alteradas.

Resultados :

Conforme dito anteriormente, iniciaremos a apresentação dos resultados de forma cronológica. A seguir teremos a tabela e também o gráfico da primeira parte do questionário.

r(m) rˆ-1 (mˆ-1) Potencial elétrico (V)

0,5 2 -18,5

1 1 -9

1,5 0,66666667 -6

2 0,5 -4,5

2,5 0,4 -3,6

Analisando os dados obtidos e previamente tratados, podemos admitir que o valor da medida de potencial está em função da distância, onde o potencial diminui conforme ocorre o aumento da distância da posição do voltímetro, ou seja, quanto maior é a distancia do voltímetro, menor vai ser a medida do potencial. Analisando os valores obtidos, nota-se que o módulo do potencial permanece constante, assim como diminui com o quadrado da distância. Todavia por ser uma carga negativa, o sinal de potencial é negativo e as linhas de campo apontam para a carga.

Considerando que a fórmula para efetuar o calculo do potencial é representada por: V=(k*Q)/d, onde “V” é o potencial, “k” é a constante de permissividade do vácuo, “Q” é o valor da carga que gera o campo elétrico e “d” é a distancia entre o ponto onde é medido o potencial e a carga “Q”. Utilizamos alguns valores, obtidos no experimento, para determinar “K”:

Caso:

Q=-1*〖10〗^(-9)C

d=0,5m

V=-18,5V

então, K=((18,5*0,5))/((-1*〖10〗^(-9)))=9,25*〖10〗^9

Caso:

Q=-1*〖10〗^(-9)C

d=1m

V=-9V

então, K=((-9*1))/((-1*〖10〗^(-9)))=9,25*〖10〗^9

Caso:

Q=-1*〖10〗^(-9)C

d=1,5m

V=-6V

então,

K=((-6*1,5))/((-1*〖10〗^(-9)))=9,25*〖10〗^9

Caso:

Q=-1*〖10〗^(-9)C

d=2m

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (148.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com