TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Coeficiente de Atrito

Por:   •  26/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo. Foram feitos experimentos referentes ao coeficiente de atrito. Foram obtidos resultados parciais. Assim, podendo verificar a força normal, a força Newton, com cinco objetos de diferentes massas, juntamente com um nanômetro. Após isso, foi elaborada uma tabela com dados e um gráfico com o resultado do coeficiente de atrito.

Palavras chave: Atrito, Newton, Nanômetro

Introdução

O atrito pode ser descrito como forças de contado entre duas superfícies; ele está presente frequentemente em nosso dia a dia. Seja ao empurra um simples livro sobre uma mesa, ou elaborar experimentos em laboratórios, entre outros, assim, o atrito é de grande valia para a vida. É representado pela letra µ, sendo uma grandeza adimensional, ou seja, não tem unidade de medida.

Existem alguns coeficientes de atrito, mas o que vamos ter enfoque neste relatório será o cinético: que é uma força de atrito, que surge toda vez que um corpo tente a entrar em movimento. [1]

Neste relatório podem-se observar forças, como a Força Normal (força aplicada ao corpo pela superfície com a qual ele está em contato) [2], e a força Newton que será dada a partir de um dinamômetro, obtidas com a ajuda de uma bancada de mármore lisa, um bloco de madeira com um emborrachado servindo de base para cinco massas diferentes. E através de um gráfico chegar-se ao resultado do coeficiente de atrito.

Tendo como objetivo a aula pratica de coeficiente de atrito, bem como a observação de conceitos físicos, que no decorrer do curso serão viáveis.

Procedimento experimental

Em uma bancada de mármore, está sendo a superfície de atrito, foi colocado um bloco de madeira emborrachado contendo 266,031g, que serviria como a outra superfície de atrito, e com ele cinco blocos de madeiras com massas diferentes (blocos: A, B, C, D, E). Após serem pesados, os blocos foram empilhados na seguinte ordem: bloco emborrachado com bloco A; bloco emborrachado com bloco B; bloco emborrachado com bloco C; bloco emborrachado com bloco D; bloco emborrachado com bloco E. Com um dinamômetro de 5N mais os blocos foi feito o experimento do atrito, onde o bloco emborrachado continha um gancho que se encaixava com o outro gancho presente no dinamômetro, ao puxá-los notou-se com deslocamento, a Força Newton empregada para cada massa. Os dados obtidos expressados na tabela 1 foram jogados na fórmula do Peso e assim obteve-se a Força Normal e a Força Newton. E com os cálculos feitos, mostrados na tabela 2, foi elaborado um gráfico com as duas Forças, assim chegou-se ao resultado do coeficiente de atrito.

Resultados e discussão

O coeficiente de atrito possui uma fórmula, onde a força do atrito é proporcional a Força Normal exercida sobre um corpo em um plano ( figura 01):

Figura 01: Fórmula do Coeficiente de atrito.

Para desenvolver a tabela 1, foi necessário que um dos colegas do grupo puxasse o dinamômetro, porém a força que o mesmo exerceu sobre o dinamômetro pode ser analisada como um erro, pois para cada vez que ele puxava a força não era a mesma. Mas como o experimento não era certeiro esse impasse não interferiu sobre o resultado final.

O atrito surge quando duas moléculas de duas superfícies entram em contato. Baseando-se no experimento realizado chegamos aos seguintes resultados para Força Newton, com as devidas massas de cada bloco (tabela1):

Tabela 1: Força Newton obtida com um dinamômetro de 5N.

Bloco Força Newton (5N) Massa(g)

Bloco A 1,0N 266,031g

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com