TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: COEFICIENTE DE ATRITO ESTÁTICO

Por:   •  25/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  1.605 Visualizações

Página 1 de 4

COEFICIENTE DE ATRITO ESTÁTICO

Adam D’Lucca Aguiar Santos – 1710018884

Rodrigo Macêdo Gonçalves – 1620016368

Mateus Gomes de Andrade - 1510006682
Física Experimental I – Curso de Engenharia Civil

Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

e-mail: rodrigomacedog@hotmail.com

Resumo.  Segundo a teoria da força de atrito, sempre que a superfície de um corpo escorrega sobre outro, cada corpo exerce sobre o outro uma força paralela às superfícies. Essa força é inerente ao contato entre as superfícies e chamamos de força de atrito. A força de atrito sobre cada corpo tem sentido oposto ao seu movimento em relação ao outro corpo, o experimento foi satisfatório, pois podemos comprovar essa teoria. Determinamos o coeficiente de atrito do bloco de madeira, como ele é tangente ao ângulo de inclinação, não depende da área, mas depende da superfície de contato.

Palavras chave: coeficiente de atrito, plano inclinado, leis de newton

  1. INTRODUÇÃO

A força de atrito existe somente quando acontece uma interação mecânica entre as superfícies de dois corpos ou a tendência de movimento entre elas causada por outras forças externas, a energia produzida do movimento entre as superfícies são totalmente convertidas em forma de calor. Para o cálculo da força de atrito existem, além da força normal, dois tipos de coeficiente de atrito: coeficiente de atrito estático e coeficiente de atrito cinético, esses coeficientes dependem do material que compõem o corpo estudado. Todos os corpos que estudamos por mais liso que seja sua superfície possui uma rugosidade, essas rugosidades podem ser microscópicas ou macroscópicas.

[pic 1]

Figura 1: Diagrama de forças do bloco no plano inclinado

2. MATERIAL UTILIZADO

Os materiais necessários para realização deste experimento são

 • 01 Dinamômetro

 • 01 Fio flexível

 • 01 Bloco de madeira uma das faces revestida

 • 01 Plano inclinado com escala de 0 a 45◦

 • 01 Rampa auxiliar de engate rápido 5.

  1. OBJETIVOS

 • Compreender as propriedades do atrito em sistemas reais.

 • Comparar atrito estático e atrito cinético;

 • Determinar as forças de atrito;

 • Calcular o coeficiente de atrito estático entre as superfícies do plano inclinado e do objeto massivo.

 • Utilizar as equações dos mínimos quadrados, construir o gráfico de fat versus FN ou (Px × Py).

• Analisar e Interpretar o gráfico fisicamente.

  1. ARRANJO EXPERIMENTAL

Neste experimento, utilizaremos uma montagem padrão do Laboratório Física I do UNIPE para realizar a medida do coeficiente de atrito através do estudo das Leis de Newton. O equipamento consiste em um plano inclinado articulável através de um fuso, variando a inclinação do plano, ver figura 3. Um bloco de madeira que possui duas faces de diferentes coeficiente de atrito, ao começar a deslizar sobre a placa de acrílico, deve-se anotar angulo indicado no medidor fixo do aparato experimental. O fuso deve ser girado levemente para evitar alterações nas medidas e leituras dos ângulos críticos.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Primeiramente, determinamos o peso do bloco de madeira utilizando a balança, em seguida colocamos o bloco com a face de madeira em contato com a placa acrílica na rampa, e giramos o manípulo do fuso de elevação de maneira a aumentar a inclinação do plano até o bloco começar a deslizar, então, anotamos o valor do ângulo indicado no medidor do aparato. Repetimos este procedimento quatro vezes e os resultados foram colocados na tabela l. Em seguida, determinamos o ângulo médio e o respectivo erro da média e calculamos a componente da força responsável pela descida do objeto no plano e a força normal, preenchendo a tabela ll.

Figura 2: Plano inclinado. Fonte: CIDEPE

[pic 2]

  1. RESULTADO E DISCURSÕES

A partir da análise dos resultados, pode-se perceber que ao mudar o valor da normal variando-se o peso do bloco que é colocado no plano inclinado, a variação do ângulo em que o bloco entra em movimento quase não sofre alteração. A variação do ângulo em que ele entra em movimento tem como único interferente, o erro de paralaxe do analista. Percebe-se então que quando ocorre a variação do parâmetro normal, o coeficiente de atrito não muda, logo este não depende daquele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (171.7 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com