TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação do coeficiente de atrito estático

Por:   •  21/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 7

                     Determinação do coeficiente de atrito estático

Introdução

           As forças de atrito são inevitáveis na vida diária. Se não fôssemos capazes de vencê-las elas fariam parar todos os objetos que estivessem se movendo e todos os eixos que estivessem girando. Uma força de atrito é, em essência, o vetor resultante de muitas forças que agem entre os átomos da superfície de um corpo e os átomos da superfície do outro corpo.

           Quando colocamos um corpo seco não lubrificado que pressiona uma superfície nas mesmas condições e uma força [pic 1] tenta fazer o corpo deslizar ao longo da superfície, a força de atrito resultante possui dentre suas propriedades:

Propriedade 1. Se o corpo não se move, força de atrito estático fs e a componente de [pic 2] paralela à superfície se equilibram. Elas têm o mesmo módulo, e fs tem o sentido oposto ao da componente de [pic 3].

Propriedade 2. O módulo de fs possui um valor máxima fs,máx  que é dado por

                              [pic 4]                      (1)

onde µs é o coeficiente de atrito estático ( que não depende da área das superfícies de contato nem do peso dos corpos, mas sim da natureza e acabamento dessas superfícies)  e FN é o módulo da força normal que a superfície exerce sobre o corpo. Se o módulo da componente de [pic 5] paralela à superfície excede fs,máx, o corpo começa a deslizar ao longo da superfície.

           São inúmeras as situações em que observamos o movimento de objetos deslizando sobre planos inclinados. Um plano inclinado é uma superfície inclinada em relação à horizontal, sobre as quais os objetos podem deslizar pela ação da força da gravidade.

           Para um plano inclinado, no qual se leva em consideração o atrito, temos a possibilidade de determinar o valor do coeficiente de atrito estático entre o corpo e a superfície de contato. Se colocarmos um corpo sobre um plano inclinado com atrito e lentamente formos aumentando a inclinação do plano, veremos que o corpo começará a deslizar a partir de um certo ângulo. Esse ângulo é denominado ângulo limite ou ângulo máximo (Ɵm). Portanto, podemos concluir que esse é o ângulo máximo que o plano inclinado pode ter sem que o objeto escorregue.

µs=senƟ=tgƟm.                             (2)  

     cosƟm

                         

           Habitualmente é mais difícil colocar o corpo em movimento sobre o plano do que manter esse movimento. Esse fato se deve ao maior valor do coeficiente de atrito estático relativamente ao coeficiente de atrito cinético. Ou seja, a força de atrito que surge entre duas superfícies em contato é maior quando as superfícies estão em repouso relativo, do que quando existe movimento entre elas.

Resultados e discussão

Este experimento teve por principal objetivo, determinar o atrito que existe entre determinados materiais e a madeira, que foi utilizado como apoio e caminho para as peças escorregarem.

  1. Peça de latão e placa de madeira

Na primeira parte do procedimento foi utilizado o peso de latão, o resultado das cinco vezes em que o experimento foi feito, pode ser visto na tabela 1.

Tabela 1: Medidas de altura com a peça de latão

NUMERO DE VEZES

MEDIDAS

1

21,0cm

2

21,5cm

3

19,5cm

4

19,0cm

5

20,0cm

Fonte: Os Autores (2016)

Para que pudesse obter-se um valor mais próximo ao real, foi feito uma média aritmética com os valores acima, tendo por resultado M=20,2cm. Tendo o valor médio da altura, o comprimento da tábua, calculou-se o ângulo formado, com o auxílio da formula de seno, como pode ser visto logo abaixo.

[pic 6]

[pic 7]

Com o ângulo calculado, através da formula da tangente descrita logo abaixo.

[pic 8]

[pic 9]

Nota-se que o atrito teórico e o atrito encontrado correspondem entre si, tornando o valor encontrado real e confiável.

  1. Peça de acrílico e placa de madeira

Na segunda parte do procedimento foi utilizado uma peça de acrílico, o resultado das cinco vezes em que o experimento foi feito, pode ser visto na tabela 2.

Tabela 2; Medidas da altura com a peça de acrílico

NUMERO DE VEZES

MEDIDAS

1

27,5cm

2

27cm

3

29,5cm

4

31,5cm

5

30,3cm

Fonte: Os Autores (2016)

Para que pudesse obter-se um valor mais próximo ao real, foi feito uma média aritmética com os valores acima, tendo por resultado M=29,16cm. Tendo o valor médio da altura, o comprimento da tábua, calculou-se o ângulo formado, com o auxílio da formula de seno, como pode ser visto logo abaixo.

[pic 10]

[pic 11]

Com o ângulo calculado, através da formula da tangente descrita logo abaixo.

[pic 12]

[pic 13]

Nota-se que o atrito teórico e o atrito encontrado não correspondem entre si, tal desacordo com a teoria pode ter por explicação a medida manual da altura da peça de madeira, podendo acarretar erros nas medidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (285.4 Kb)   docx (70.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com