TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Corpo de Prova

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 9

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO

Com a exigência cada dia maior com padrão de qualidade de tudo que se realiza, pode-se afirmar que na construção civil, a realidade não é diferente. Atualmente utilizam-se diversos recursos para se melhorar os resultados, sejam eles referentes à qualidade dos materiais ou à qualidade da execução, de forma a possibilitar também a redução dos custos. Para se alcançar tais resultados, uma das formas mais utilizadas, é a realização do controle tecnológico, os quais são cada vez mais rigorosos, e também são conhecidos como ensaios. O concreto é um dos materiais mais utilizados no mundo, é composto basicamente por aglomerantes, agregados graúdos e miúdos e água. No Brasil, em geral, é utilizado como aglomerante o cimento Portland, como agregado graúdo a pedra britada e como agregado miúdo a areia. Agregados “são materiais granulosos, relativamente inertes, com dimensões e propriedades variáveis, que podem ser selecionadas à obra de engenharia que se pretende executar”. Esses materiais, no início do desenvolvimento do concreto, são adicionados à massa de cimento e água, para dar-lhe “corpo”, tornando-a mais econômica. Hoje eles representam cerca de 70 a 75% do concreto e sabemos que além de sua influência benéfica quanto à retração e à resistência, o tamanho, a densidade e a forma dos seus grãos podem definir várias das características desejadas em um concreto, sem contar que ajuda com a redução de gastos, influenciando no custo benefício da obra.

Sendo assim o trabalho foi o desenvolvimento de um traço de concreto com resistência a compressão de no mínimo 40 Mpa, utilizando mesclas de materiais constituintes do aglomerante, agregados selecionados e água, para a realização de um corpo de prova. As exigências requeridas para um corpo de prova é a resistência à compressão. Nesse caso o projetista deve especificar um material que possua boa resistência à força ou ao esforço mecânico que este corpo será submetido para que não se deforme facilmente e que assegure boa precisão dimensional quando for solicitado por esforços de compressão. Em ensaios de compressão realizados em concretos, são produzidos corpo de prova com dimensões padronizadas e são sub-metidos a uma força axial distribuída de modo uniforme em toda seção transversal do corpo de prova.

CAPÍTULO 2 OBJETIVO

A necessidade da realização de ensaios técnicos se deve para manter uma padronização e qualidade do concreto, para verificação da capacidade real de resistência. Este projeto, juntamente com a aplicação prática, tem como finalidade demostrar a resistência do concreto, usando agregados miúdo (areia) e graúdo (brita). Além disso, tem o objetivo de testar dois tipos de corpos de prova:

-Sem aditivo, subsequentemente com mais água, para torna-lo mais plástico;

-Com aditivo, para possibilitar a ingestão de menos água na mistura, subsequente-mente, diminuindo o fator água cimento, tornando-o mais resistente.

CAPÍTULO 3 MATERIAIS, ORÇAMENTO, CRONOGRAMA E MOLDAGEM.

Nesse capitulo serão apresentados os materiais utilizados na execução do projeto, assim como o orçamento, cronograma e procedimento de moldagem dos corpos de prova.

3.1 Materiais

Para moldar os corpos de prova foram utilizados os seguintes materiais:

3.1.1 Cimento Portland:

O cimento Portland CP II – E32, conforme a figura número 1, é um cimento Portland composto com adição de escória (6-34%), apresenta regularidade nas propriedades físico-químicas e nas resistências, composto com adição de escória, tornando-o um produto muito prático, podendo ser usado em todas as etapas da construção civil.

Figura 1: Cimento Portland

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=cimento+cp+ii-e32&biw

3.1.2 Areia média lavada

A areia média lavada conforme figura 2, é um agregado miúdo, muito utilizado em praticamente todas as fases da obra. Além das aplicações na construção civil e fabrica-ção de artefatos de concreto aparente, esse tipo de areia é muito utilizado para áreas de lazer, praias artificiais, campos de futebol de areia, vôlei de praia e tanques para recrea-ção.

Figura 2: Areia média lavada

Fonte: http://www.goldbritas.com.br/areia-media/

3.1.3 Brita zero

É um agregado graúdo com diâmetro máximo de 9,5mm e módulo de finura 5,67, muito utilizado na construção civil para a fabricação de pisos, blocos de concre-to, artefatos pré-moldados e lajes pré-fabricadas e em usinas de asfalto para a fabri-cação da massa asfáltica. O material também pode ser utilizado na mistura com graunt.

Figura 3: Brita 0

Fonte: http://www.brasitalia.com.br/paginas/produtos/brita-0-fina-lavada

3.2 Orçamento

Para moldar os corpos de prova, obtivemos os seguintes gastos conforme tabela 1.

Tabela 1: Orçamento

Material Quantidade Valor (R$)

Areia média lavada 666,0 g 1,50

Pedrisco 533,0 g 1,50

Cimento Portland II-E32 1.205,0 g 5,00

Água 433,0 ml -

Tubo PVC 40,0 cm 6,00

Recipiente para mistura dos materiais 1 pç 23,00

Aditivo 5,33 ml -

Colher de pedreiro 1 pç 15,00

TOTAL 52,00

3.3 Cronograma

Esse projeto foi desenvolvido nas datas conforme tabela 2.

Tabela 2: Cronograma

CRONOGRAMA PROJETO INTEGRADOR

ATIVIDADES DATAS

Apresentação da proposta do projeto 02/09/2015

1ª reunião do grupo 17/10/2015

Moldagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com