TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNOSTICO DE FISSURAS EM ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO

Por:   •  3/8/2020  •  Monografia  •  4.701 Palavras (19 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 19

DIAGNOSTICO DE FISSURAS EM ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO

Marcos Camargo Teixeira – marcosct@gmail.com

Projetos, Execução e Controle de Estruturas e Fundações

Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG

João Pessoa, 15/05/2015

Resumo

O concreto é o principal material empregado para estruturas de construção civil do Brasil, porém se não forem tomados cuidados no projeto, execução e manutenção este material poderá ter seu desempenho comprometido.

Na área da patologia o dano mais comum que se apresenta no concreto é a fissuração excessiva, que tem diversas causas, que vão desde modificações internas de comportamento ao longo do tempo, passando por modificações da própria constituição do material até  por efeito de esforços aplicados às peças.

O presente trabalho pretende abordar de forma introdutória um procedimento para diagnostico de patologias na construção civil, as formas e causas que normalmente causam as fissuras nas peças estruturais, de forma a orientar os primeiros passos para a identificação do problema e suas causas.

Palavras chaves: patologia, concreto armado, fissuras, procedimento, diagnóstico

  1. Introdução

O combate dos efeitos causados por uma fissura passa pela identificação precisa de todos os aspectos do problema, isto é, seus sintomas, a maneira que elas ocorrem, origem, suas causas e as consequências de seu surgimento no comportamento estrutural da edificação. As causas de fissuras são variadas e a investigação delas requer conhecimento da tecnologia dos materiais e da mecânica da estrutura, além disso o investigador deve ter paciência, curiosidade e imaginação para poder montar o diagnóstico.  Entretanto, a utilização de uma metodologia no enfoque dos casos pode facilitar o processo de investigação.

O presente artigo tem o objetivo de abordar uma metodologia de diagnostico e as principais causas de fissuras nas edificações de concreto armado, ajudando o investigador na pesquisa das causas.

  1. Procedimento para diagnóstico de patologias

A investigação necessária para se ter um diagnóstico da(s) causa(s) de patologias normalmente é um processo iterativo, onde, conforme a complexidade do problema, haverá necessidade de se repetir alguns passos para confirmação do diagnóstico e procedimentos da conduta do tratamento a ser feito.

Há uma tendências em se dar um diagnóstico antes de se conhecer o histórico do problema, o que pode causar erros no entendimento e no tratamento do mesmo. Por isso, é fundamental que o investigador elimine qualquer  idéia pré-estabelecida antes de iniciar sua investigação. Ou seja, a investigação nunca deve ser a confirmação de uma opinião ja formada, mas sim o primeiro passo para se formar uma opinião sólida sobre o caso.

A proposta de LICHTENSTEIN é dividir o processo de diagnósticos da patologia em 3 partes conforme o esquema a seguir:

[pic 1]

Figura 1 - Esquema Para Diagnostico de Patologias

  1.  PARTE 1 - LEVANTAMETO DE SUBSÍDIOS

Nesta etapa, deverão ser coletadas e organizadas todas as informações pertinentes ao entendimento do caso. Os dados poderão ser coletados de diversas fontes, e pode ser dividida em 3 grupos

  • VISTORIA DO LOCAL: nesse momento o técnico se aproxima fisicamente com o problema e procura pesquisar o maior número possível de informações a partir desta possibilidade de contato físico.

Nesse passo, o técnico deverá determinar a existência e a gravidade do problema patológico, comparando o desempenho da estrutura encontrado com a exigível e a avaliação da possibilidade de ruptura da estrutura avaliada; definir seu alcance e extensão, com o macro-mapeando das fissuras, locando  os pontos afetados sem maiores rigores qualitativos das mesmas, e com o micro-mapeamento, onde as características de cada fissura é descrita detalhadamente em cada peça estrutural; caracterizar os materiais e a patologia, quantificando as impressões encontradas pelo técnico; registro dos resultados, onde o técnico ira registrar manualmente suas observações incluindo fotos, croquis, anotações em planta, etc.

  • ANAMNESE: é a pesquisa da história do problema e da edificação. Nessa fase o técnico buscar entender como e quando o problema se manifestou e procurar relacioná-lo com a historia de vida da edificação desde sua concepção, passando pela construção e uso. Para isso, o técnico terá que buscar informações com os envolvidos com o edifício (construtor, usuário, vizinhos, funcionários, operários, técnicos de manutenção, agentes governamentais, etc) que esclareçam essa história, perguntando a eles quando surgiu o problema, se já houve algum tipo de intervenção, se houve mudança no projeto original, se houve algum evento importante que possa de causado o surgimento do problema, etc. Outra técnica que deverá ser utilizada para descrever todo esse histórico é a pesquisa de documentos formais, desde projetos, as built, diários de obras, relatórios gerenciais, relatórios de manutenção, correspondências, Notas fiscais de materiais, contrato de execução de serviços, etc.

  • ENSAIOS COMPLEMENTARES:  Poderá ocorrer casos em que o técnico precise de dados físicos, químicos e/ou biológicos complementares que a simples vistoria e pesquisa histórica não fornecem. Esses ensaios podem ser feitos inloco, como ensaios de resistência a compressão, tensão, etc. ou ensaios laboratoriais com amostras retiradas do local como, por exemplo,  análise físico-química do material. Um ensaio pertinente para fissuras é a colocação de sensores para medir a abertura da fissura ao longo do tempo, e poder classificá-las como fissuras ativas ou estabilizadas.
  1. PARTE 2 - DIAGNÓSTICO

De posse dos subsídios levantados, o técnico irá traçar hipóteses que identificam a origem do problema, suas causas, .os fenômenos intervenientes e os mecanismo de ocorrência. Esse processo de formulação de hipóteses provoca novas necessidades de dados o que demonstra a característica iterativa do processo.

É importante salientar que nem sempre as causas reais poderão ser determinadas, pois um único problema pode provir de varias causas e sintomas semelhantes podem ser causados por ações diferentes. O importante é que o levantamento e o diagnósticos sejam suficientes e confirmados para que se possa basear a definição de conduta de forma objetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com