TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIMENSIONAMENTO MURO DE ARRIMO

Por:   •  18/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.458 Palavras (10 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE MATER DEI

BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

FACULDADE MATER DEI

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

Gabriel Zeni Signor

Giovani Rios

Giovani Cella

Geovane Godoi

DIMENSIONAMENTO DE MURO DE ARRIMO

PATO BRANCO, PR

2018

1 INTRODUÇÃO  

1.1 Considerações Gerais

Com o passar dos séculos e com o crescimento prospero da população no mundo todo, gerou a necessidade de ocupar regiões como de encostas montanhas e morros próximos as cidades, assim desta forma para que haja estabilidade em suas edificações necessitou de fazer a execução de muros de contenção.

Os muros de arrimo têm como finalidade conter a movimentação do solo em cortes ou aterro em terrenos. Normalmente os muros contém um elevado valor, o projeto de terraplanagem deve minimizar os cortes nos terrenos, desta forma minimizando as maiores alturas, e assim por diante diminuindo a sua espessura, desta forma gerando economia.

Em geral os muros de arrimos são estruturas corridas de contenção o qual forma uma parede de contenção apoiado sobre fundações.  Os muros podem ser construídos em pedras ou tijolos, ou concreto armado. Os de arrimo se classificam em vários tipos de murro sendo eles, gravidade (executados através de alvenaria, concreto, pneus ou gabiões), ou de flexão (com ou sem contraforte) o mesmo com ou sem tirantes destaca Gerscovich (2010).

1.2 Tipologia

1.1.2 Muro de Arrimo por gravidade

Esse sistema de muro consiste em que o peso próprio é responsável pela sua estabilidade, sua utilização é mais frequente onde o solo apresenta uma boa capacidade de resistência, os materiais usados na execução do mesmo são o concreto ciclópico ou alvenaria de pedra ou também pode ser usado o solo-cimento ensacado.

O concreto ciclópico é um concreto que se incorpora pedras de grandes diâmetros, normalmente disposto em camadas o qual envolve-as por um completo, o volume de pedras é responsável por 40% do total do volume do concreto. O muro de gravidade pode ser projetado em três perfis diferentes sendo eles o retangular, escalonado e o trapezoidal destaca Gerscovich (2010).

Segundo Gerscovich (2010), os muros de gravidade são utilizados para conter médios e pequenos desníveis, sendo o mesmo 5m, esse sistema pode ser executado através de pedras, ou concreto simples ou armado, com gabiões ou até mesmo pneus. A sua estrutura por ser corrido resistem aos empuxos horizontais gerando uma força contraria através de seu peso próprio.

        Os muros de feitos através de pedras de alvenaria contêm um alto desempenho por outro lado proporciona um custo elevado, os muros de pedra feito manualmente apresentam como vantagens facilidade na execução e não necessita de dispositivos de drenagem, pois o próprio muro é drenante, pelo fato de ficar vazios entre as pedras o qual facilita o escoamento da água. O muro de pedras contem como vantagens a sua facilidade na execução e o custo inferior ainda mais quando se encontra os blocos no local a ser executado. Os muros de pedra sem ausência de argamassa são indicados taludes de até 2m. Sendo que sua base mínima é de 0,5 a 1 m, o qual deve ser apoiada sob a cota inferior da superfície do terreno, a fim de reduzir o risco que acha ruptura através de deslizamento destaca Gerscovich (2010).

        Segundo Gerscovich (2010), já para taludes acima de 2m e a aplicação do sistema com pedras, se recomendasse que use argamassa no momento de assentamento da mesma, a qual tem a função de fazer a ligação entre os blocos e fechar os vazios entre os mesmos, neste caso com os vazios fechados deve-se fazer um sistema drenante para o escoamento da água.

1.2.2.1 Muro de gravidade sistema retangular

O muro de gravidade com perfil retangular é econômico apenas para alturas máximas a 2 metros. O material usado para confecção do mesmo geralmente é o concreto ciclópico.  Segundo Moliterno (1980) a dimensão de sua base pode ser calculada da seguinte maneira:

Figura 1 Muro com sistema retangular.

[pic 2]

Fonte: Moliterno (1980)

H = altura do muro

B = Base do muro

Para o uso de tijolos de alvenaria B= 0,40.H

Para o uso de concreto ciclópico B = 0,30.H

O que podemos extrair através dessas duas relações é que o uso de concreto ciclópico gera uma menor base, sendo assim reflete diretamente no custo desse elemento.

1.2.2.2 Muro de gravidade perfil trapezoidal

Esse sistema de muro segundo Moliterno (1980) é o mais econômico em relação a perfil retangular citado recentemente acima, esse perfil pode chegar a maiores alturas, e o material utilizado também é o concreto ciclópico. A parte inclinada do muro deve sempre ficar no sentido externo do terreno para que assim a sua gravidade se mantenha para o lado do terreno.

Moliterno (1980) apresenta a figura 2 e as seguintes equações para o dimensionamento das bases deste elemento, as quais estão dispostas a seguir:

Figura 2 muro com perfil trapezoidal.

[pic 3]

Fonte: Moliterno (1980).

B0 = Base superior

B = Base inferior

H = Altura do muro

B0 = 0,14. H

B = B0 + H/3

Com altura do muro já obtida, com essas equações conseguimos dimensionar as suas demais bases, sendo elas inferior e superior.

1.1.2.3 Muro de gravidade com perfil escalonado

Esse sistema de muro tem a mesma utilidade do sistema trapezoidal, porém que se difere é no material que é utilizado para sua confecção, sendo feito de pedra ou alvenaria, o mesmo apresenta uma vantagem na economia do material destaca Moliterno (1980).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com