TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dado Eletrônico

Por:   •  29/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.140 Palavras (13 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 13

Sumário

1        Introdução        

1.1        Unidades de medidas        

1.2        Componentes eletrônicos        

2        Objetivos        

3        Procedimentos adotados        

4        Revisão Bibliográfica        

5        Conclusão        

6        Referências bibliográficas        


  1. Introdução

        A eletrônica é considerada a ciência responsável por estudar meios de controle da energia elétrica. Dentro da eletrônica podemos destacar duas subdivisões: Eletrônica analógica e Eletrônica Digital. Essas subdivisões acontecem devido à forma de sinais elétricos apresentados nos circuitos.

        De forma geral podemos considerar a eletrônica como um ramo da ciência que estuda a aplicação de componentes eletroeletrônicos em suas mais diversas aplicações, abrangendo desde a transmissão e processamento de dados, monitoramento de processos e armazenamento de informações até o simples entretenimento, forma como esta foi aplicada neste trabalho.

        A criação de dispositivos eletrônicos para uso no entretenimento teve um enorme ganho de dimensões nas últimas décadas.

O uso da eletrônica como entretenimento é cada vez mais comum nos tempos atuais, pois é utilizada nos mais variados brinquedos.

 O interesse dos usuários destes brinquedos se dá principalmente pela imagem “mágica” que os efeitos da eletrônica nos dá, visto que os princípios de funcionamento não são facilmente entendidos em um primeiro contato.

  1. Unidades de medidas

Para a medição de grandezas elétricas dispomos de algumas unidades do Sistema Internacional de Medidas, são elas:

                V = Volt (Medida de tensão elétrica ou diferença de potencial)

                A = Ampère (Medida de corrente elétrica)

                Ω = Ohm (Medida de resistividade ou impedância elétrica)

                S = Siemens (Medida de condutividade elétrica)

                W = Watt (Medida de potência elétrica)

                Hz = Hertz (Medida de frequência)

                F = Farad (Medida de capacitância)

                H = Henry (Medida de indutância)

  1. Componentes eletrônicos

        Os componentes eletrônicos são utilizados na estrutura de um circuito         eletrônico. Para a construção de circuitos eletrônicos dispomos de uma         variedade de componentes. Na figura 1 destacamos os mais usuais como         resistores, diodos, capacitores, indutores, transistores e reles.

[pic 1]

Figura 1. Componentes eletrônicos

  1. Objetivos

A fim de se desenvolver e aplicar as habilidades adquiridas até o presente momento no curso de ENGENHARIA ELETRICA/ ELETRONICA, e dando ênfase as disciplinas de circuitos elétricos, circuitos lógicos e eletrônica básica, escolhemos um projeto a que se envolve diretamente com componentes eletrônicos, suas associações e a formação das chamadas portas logicas, para isso foi confeccionada em uma placa de circuito impresso, um circuito eletrônico, composto de componentes básicos e com as devidas associações obtemos ocontrole de uma sequência de leds que visa caracterizar aface de um dado comum. Estes leds, quando solicitados por um comando, assumem combinações de posições (aceso/apagado) aleatórias, que simulam o comportamento de um dado lançado ao acaso.

Este simples experimento tende a nos demostrar o quanto é ilimitado as aplicações possíveis que se pode criar a partir dos estudos da eletrônica, utilizando seus princípios básicos.

  1. Procedimentos adotados

O trabalho foi conduzido de forma a parecer o mais ilustrativo possível, por se tratar de um trabalho com intuitos meramente didáticos. Na lógica e sequência apresentadas, buscou-se pela facilidade no entendimento e na clareza dos procedimentos de montagem e escolha dos processos de confecção do trabalho.

Primariamente, o circuito foi testado em software específico,  a fim de se economizar tempo e também recursos, por ser possível avaliar o funcionamento do sistema virtualmente. Pode-se ver na Figura 2 o diagrama esquemático do SemaforoMicrocontrolado, e na figura 3, a partir da simulação virtual, podemos criar uma visão ilustrativa  em três dimensões de como ficaria o projeto depois de concluído.

[pic 2]

Figura 2. Esquema (SemaforoMicrocontrolado)

[pic 3]

Figura 3. Imagem ilustrativa

O circuito consiste de componentes simples e facilmente encontrados no mercado que vão de resistores a circuitos integrados.

Foram utilizados resistores simples de 0,25W para controlar a corrente que passa pelos LED’s (diodos emissores de luz) . Além destes resistores utilizou-se diodos do tipo 1N4004, um componente usado para as mais diversas aplicações na eletrônica, que funciona como uma simples válvula eletrônica, ou seja, permite a passagem da corrente em somente um sentido (do seu anodo para o catodo) e que aqui, funciona como bloqueador para que o sinal hora destinado a um led, não seja interpretado por outro ou ainda aterrado por uma das saídas do circuito integrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (710.5 Kb)   docx (466.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com