TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Display de 7 Segmentos

Por:   •  17/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

Display de 7 Segmentos é empregado na maioria das vezes a partir de circuitos digitais como, CI’s (circuitos integrados), microcontroladores e outros processos que trabalham em sistema binário, cujo sistema é representado apenas por dois níveis lógicos, 0 (nível lógico alto) e 1 (nível lógico baixo), denominados bit (dígitos binários). Devido às inúmeras aplicações que possuem grandezas digitais para serem exibidas, é fundamental para muitos projetos fazer o uso de codificadores/decodificadores.

 

Sobretudo, codificador é um circuito integrado digital que faz a conversão de números e/ou códigos para código binário, logo o decodificador faz a operação inversa.

 

Encontram-se disponíveis diversos codificadores/decodificadores no mercado. Cada um possui características específicas e limitações de uso, basta saber, a partir de seu catálogo, qual deles é o mais adequado para o seu projeto.

 

Um dos decodificadores BCD (Binary-coded decimal) mais utilizados, para verificar números de 0 a 9 em displays de 7 segmentos Catodo Comum, é o CD4511.

 

[pic 1]Figura 3 – CD4511 Peça Física e Pinagem

 

O CD4511 é um decodificador BCD 8421 (4 bits) para displays Catodo Comum, que utiliza a tecnologia CMOS (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor). Recebe nos pinos de entrada (ABCD) os dados em código binário e os decodifica para código decimal, sendo possível a sua exibição nos Display's de 7 Segmentos.

 

No entanto, ele apenas trabalha com a decodificação de 0 a 9. Veja abaixo a tabela verdade, com os valores decodificados:

 

[pic 2]Tabela 1 – Tabela da Verdade Decodificação Display de 7 Seguimentos

 

Para desenvolver um projeto utilizando o CD4511 é necessário conhecer suas características físicas e limitações de uso, que são disponibilizadas por seus fabricantes em seus devidos catálogos ou folha de dados (datasheet).

 

Seguem algumas das mais importantes, e que com certeza devem ser consideradas:

  • Tensão de Operação: 3V - 18V DC (varia de cada fabricante);
  • Corrente de Porta (corrente de saída): 10mA;
  • Temperatura de Operação: -55°C - 125°C;
  • Pinagem.

 

[pic 3]Figura 4 –  Demonstração Entradas e Saídas do Display de Sete Segmentos

 

Agora que já tomamos um pouco de conhecimento sobre os Displays de 7 Segmentose o CI decodificador CD4511, vamos aplicar e ver como funciona na prática essa decodificação. E, junto a isso, descobrir a utilidade de cada um de seus pinos.

 

[pic 4]Figura 5 – Exemplificação Prática do Display de 7 Segmentos[pic 5]Figura 6 - Exemplificação Prática Display de 7 Segmentos[pic 6]Figura 7 – Pino Lamp Teste do CD4511

 

Temos três pinos do CD4511 que podem ter grande aplicabilidade em diversos projetos, basta saber as suas necessidades de adaptação, como por exemplo:

  • Economizar Bateria;
  • Registrar o último dígito exibido no display;
  • Testar todos os segmentos para validar o display.

 

[pic 7]Figura 8 – Pino Blank Input[pic 8]Figura 9 – Pino Latch Enable

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (408.7 Kb)   docx (744.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com