TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENGENHARIA MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  6/1/2023  •  Artigo  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

São Luís

2018

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

1      INTRODUÇÃO        3

1.1 O PROBLEMA        4

2    OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3    JUSTIFICATIVA        6

4    FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5    METODOLOGIA        10

6    CRONOGRAMA DE PROJETO DE MONOGRAFIA        11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12


  1. INTRODUÇÃO

As construções da civilização ocidental na área de lajes, mostrou que o homem precisou de milhares de anos para ocupar espaços em piso acima do solo. Nessa época de 1240 a.C., usava-se somente dos materiais que a natureza lhe oferecia, como exemplo a madeira e a pedra, usando como teto ou estrados de piso.

A construção civil é um elemento da cultura geral dos povos e sempre progride sempre em graus maiores. Esse progresso se confirma por meio de desenvolvimento de técnicas construtivas que alcançam segurança e economia. É comum nos pavimentos de edifícios a utilização de vãos cada vez maiores e na maioria dos casos são empregados paredes de alvenaria diretamente sobre lajes. Atualmente, no Brasil este tipo de laje é utilizado praticamente por todos os setores da sociedade.

As lajes pré-moldadas fazem parte de elementos construtivos de algumas obras, tipos de habitações e de interesse social, pois esse sistema estrutural, formado por vigotas e elementos de enchimento pré-fabricados, é um sistema que serve de forma para a capa de concreto que é moldada, além de ser um sistema de fácil montagem.

As lajes formadas por vigotas pré-moldadas foram espalhados no Brasil por inúmeras empresas produtoras, muitas delas sem capacitação técnica suficiente para projetar, produzir os elementos e prestar assistência aos construtores. Na maioria das vezes esse fato compromete a segurança da estrutura, causando problemas estruturais observados em obras, como exemplo: flechas, fissuras, infiltrações e, em alguns casos compromete a obra inteira.


  1. O PROBLEMA

As lajes pré-moldadas estão sendo amplamente utilizadas nas edificações. Em contrapartida, existem poucas informações técnicas a respeito do comportamento dessas lajes, como por exemplo: a distribuição do carregamento da laje nas vigas, no quesito de reações de apoio, o comportamento da continuidade entre painéis, as fissuras que ocorrem próximo as aos apoios e na direção longitudinal acompanhando a interface da vigota e o elemento de enchimento. Essas dúvidas relevam o desenvolvimento de estudos de um melhor atendimento do seu comportamento estrutural. Considerando-se a relevância do tema abordado por este trabalho, onde tem como problema de pesquisa: Como as empresas da área da construção civil, administram suas obras de estrutura de lajes pré-moldadas, afim de obterem bons resultados e segurança estrutural?


        

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

  • Discutir sobre as lajes pré-moldadas e sua estrutura mediante esforços.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Descrever os elementos que constituem as lajes pré-moldadas;
  • Discutir sobre a redistribuição de esforços das lajes e desempenho estrutural;
  • Apontar sobre a segurança estrutural e suas verificações.

  1. JUSTIFICATIVA

O presente trabalho é importante seu estudo, pois nos edifícios, as lajes são responsável por elevada parcela do consumo de concreto. Então torna-se oportuno o estudo dos critérios de escolha dos tipos de laje a serem empregados nos edifícios, tendo em vista a obtenção de soluções tecnicamente corretas e econômicas.

Durante a análise ou dimensionamento de pavimentos, tem-se o cálculo dos esforços atuantes nos elementos (lajes, vigas, pilares). Sendo fundamental para a determinação e disposição das armaduras e também o controle da fissuração. Geralmente a análise é realizada pelo procedimento tradicional, calculando-se as lajes como elementos independentes e, depois, efetuando-se o cálculo das vigas e dos pilares.

Tem relevância a pesquisa desse trabalho, pois contribui na avaliação da continuidade estrutural relativa aos momentos  nos apoios destas lajes, e existem pouco trabalhos de pesquisa sobre as lajes formadas por nervuras pré-moldadas. E tal trabalho, contribui para um melhor planejamento do projeto e do processo construtivo de maneira segura e eficiente.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As lajes pré-moldadas são constituídas por uma parte pré-moldado de concreto armado (vigotas), um determinado elemento de enchimento como bloco cerâmico ou poliestireno expandido e uma capa de concreto moldada no local. Tal tipo de laje é um determinado elemento estrutural usado em todas as regiões do país, já que as vigotas e os elementos de enchimento, por serem pré fabricadas, são de fácil montagem e servem de forma para a capa de concreto moldada no local da obra (ARAGÃO, 2007).

A pré-moldagem é caracterizada como processo de construção da obra, onde parte dela é moldada fora de seu local de utilização definitivo. Geralmente a pré-moldagem está associada a outros dois termos: a pré-fabricação e a industrialização da construção. A industrialização da construção é o emprego, de forma racional e mecanizada, de materiais, meios de transporte e técnicas construtivas, para se conseguir uma maior produtividade (DIÓGENE, 2010).

O projeto e execução de estruturar de concreto pré-moldado faz distinção entre elemento pré-fabricado e elemento pré-moldado diferente da apresentada anteriormente. Essa diferenciação é feita com base no controle de qualidade da execução do elemento. Elemento pré-fabricado é aquele que executado industrialmente, mesmo em instalações momentâneas em canteiro de obra, sob condições rigorosas de controle de qualidade (DIÓGENE, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (214.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com