TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMCIAS

Por:   •  30/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

 

Experimento 8:

ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMCIAS

Nome: Clarissa Carvalho Caetano

Matrícula: 190054891

Nome: Geovanna Dalinajara Abreu Smith Borges

Matrícula: 190045965

Turma: T47A

Professora: Josenaide Pereira Do Nascimento

Experimento: 28/04/2021

Entrega do relatório: 05/05/2021

Brasília- DF

2021

RESUMO

Em suma, a cinética é um campo que estuda a velocidade das reações químicas, bem como a variação que ocorre em determinado intervalo de tempo. Além disso, existem fatores que podem influenciar na velocidade, entre elas: a temperatura, a concentração e a presença de catalisadores. No experimento realizado, girou-se na observação da presença desses elementos e como eles corroboram diretamente nas reações químicas.

1 INTRODUÇÃO TEÓRICA

2 OBJETIVOS

Demonstrar alguns aspectos fundamentais da cinética de reações químicas, especialmente o efeito da concentração dos reagentes e da temperatura sobre a velocidade de reações químicas.


3 PARTE EXPERIMENTAL

O experimento foi subdivido em três partes, primordialmente, na observação do efeito da concentração, deve-se enumerar 5 tubos de ensaio de 1 a 5 e adicionar 5 mL de solução 1, depois, enumerar outros 5 tubos de ensaio de 1’ a 5’ e adicionar 2 mL de solução 3, ainda no tubo 1’a 5’deve-se adicionar solução 2 juntamente com água destilada, misturando-o até ficar homogênea, subsequentemente, deve-se verta a solução do tubo 1 no tubo 1’ e na mesma hora disparar o cronômetro de forma a homogeneizar as soluções, pare o cronômetro quando a coloração azul aparecer anotando o tempo decorrido, deve-se repetir o processo nos tubos seguintes. A segunda parte do experimento, a observação do efeito de temperatura, primeiramente, deve-se preparar 4 tubos de ensaio contendo 5 mL de solução 1 e em outros 4 tubos de ensaio, adiciona-se 5 mL de solução 2 juntamente com 2 mL de solução 3 com água, depois deve-se colocar dois conjuntos de tubo em banho de gelo, após, verta-se a solução do tubo que contém a solução 1 no tubo com a solução 2, disparando também, o cronômetro de forma a agitar a solução final para que homogeneizá-la, deve-se parar apenas quando atingir a coloração azul. Já na parte três, o efeito do catalizador, à frente, deve-se enumerar dois tubos de ensaio, e, em cada um, coloca-se um grânulo de zinco e 1 mL de H2SO4 1 mol/L observando o desprendimento, após, deve-se adicionar 2 gotas de KMnO4 em cada tubo, subsequentemente, no tubo 2 deve-se adicionar um pequeno cristal de KNO3, observando, portanto, a reação.  

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Tubos

nHSO3-

nIO3-

[HSO3-]

[IO3-]

Tempo (s)

1/1’

4,31

2/2’

4,70

3/3’

8,35

4/4’

16,25

5/5’

79,28

Tubos

Tempo de reação (s)

1/1’

17

2/2’

19

3/3’

24

4/4’

26

5 CONCLUSÃO

O estudo de cinética química busca determinar a rapidez com que ocorre a reação química bem como o tempo que os reagentes são consumidos à fim de formar os produtos. Entretanto, é sabido que existem fatores que influenciam a velocidade da reação, tal como a temperatura, a concentração e os catalisadores.

A primeira parte do experimento, girou-se na obtenção das consequências da concentração no experimento. Com base nisso, foi possível observar que a velocidade de uma reação é proporcional a concentração dos reagentes, assim, quanto maior a quantidade de soluto maior o número de colisões entre as partículas e maior a velocidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com