TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Engenheiro Químico na sociedade

Por:   •  29/3/2017  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

Nos dias de hoje o engenheiro químico possui funções fundamentais em meio a adaptação e inovação das indústrias. Na era que visa o cuidado com o meio ambiente e a redução de custos o engenheiro químico acaba sendo incluído neste processo.

Estar nesta área significa estar envolvido com o processo em geral e também lidar com todas as ciências envolvidas ao processo, sendo elas a física, química, matemática e a biologia.

A física é aplicada a várias áreas da engenharia química, sendo ela fundamental em basicamente todos os processos. Como exemplo de aplicação da física pode ser utilizado um trocador de calor industrial, que utiliza das leis da termodinâmica e pode ser utilizado como exemplo no vapor que sai da turbina em uma usina termoelétrica.

Outra ciência que é muito utilizada é a biologia (microbiologia), onde em alguns processos acaba substituindo produtos que agridem o meio ambiente por protozoários, bactérias, células mortas, etc.. O tratamento biológico de águas e resíduos pode ser utilizado como exemplo, no qual pode ser utilizado o sistema de lamas activadas.

Por fim a química, que é a ciência mais utilizada na área de engenharia química e está presente em todos os processos industriais. Como exemplo, a química pode ser aplicada na galvanização, ou seja o tratamento de superfícies de peças onde é feito o revestimento da peça com outro metal a fim de torna-la mais resistente ou com melhor aparência.

A matemática por sua vez, não possui uma aplicação de forma direta, pois esta é uma linguagem, sendo assim ela é aplicada no desenvolvimento das outras ciências.

Por fim, a engenharia química é uma área que quando bem desenvolvida pode gerar vários benefícios para as indústrias e a sociedade. Nos dias de hoje está começando a ser mais investido em produtos ecológicos e para este mundo de novas perspectivas a engenharia química se torna peça chave.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com