TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade Melhor Sendo Engenheiro

Por:   •  5/9/2018  •  Artigo  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO ÀS ENGENHARIAS

EPR TURMA ESPECIAL

 2017.2

Mossoró/RN

Prof. Esp. Thiago Assis de Oliveira Silveira

José Augusto de Morais Neto (ENG. CIVIL)

                

  • Como você pode contribuir para uma sociedade melhor sendo Engenheiro?

Posso contribuir na Sustentabilidade que vem ganha forças no ramo da Engenharia Civil, a construção sustentável é um conceito moderno da Engenharia Civil que pode ser aplicado ao projeto de qualquer tipo de estrutura, indo desde pequenas casas populares até a construção de grandes prédios. Na construção sustentável, os engenheiros civis procuram usar tecnologias ecológicas nas obra para preservar o meio ambiente e poupar os recursos naturais. Tais como Redução da Poluição Esta poluição pode ser reduzida drasticamente através do melhor aproveitamento dos materiais (redução de desperdício dos insumos consumidos dentro do próprio canteiro de obra).

  • Discorra sobre os impactos sociais provenientes da atuação das engenharias (Mecânica, Civil e de Produção), citando pelo menos um exemplo de cada?

Como vimos na aula anterior os impactos decorrentes da atuação das engenharias no decorrer da história.

Como podemos ver o princípio da engenharia mecânica surgiu a milhares de anos, com a invenção da roda certamente foi o primeiro passo em direção à constituição da Engenharia Mecânica. Alguns autores preferem atribuir o início da Mecânica aos trabalhos de Arquimedes (287 - 212 A.C. que além de estabelecer os princípios básicos da estática, utilizou em seu método de análise deduções matemáticas precisas. Já Jean Le Rond D'Alambert (1717-1783) estudou a mecânica dos fluidos. E Charles Coulomb (1736-1806) lapidou os conceitos sobre a resistência dos materiais, que hoje são ensinadas nos cursos de engenharia mecânica e todas as engenharias. Um grande exemplo da aplicação da engenharia mecânica foi de Herão, matemático e físico que viveu na Alexandria, Egito, descreveu a primeira máquina à vapor conhecida em 120 A.C. só mais uns anos à frente que Thomas Savery (1650-1715), mecânico inglês, patenteou a primeira máquina à vapor realmente prática. A partir da máquina a vapor que temos nossos carros modernos.

Como podemos ver o princípio da engenharia de produção é originária da chamada Engenharia Industrial, cujos primeiros registros de seu desenvolvimento dataram do final do século XIX e meados do século XX, quando pioneiros como Frederick W. Taylor e o casal Frank e Lillian Gilbreth, Henry Gantt e Harrington Emerson, expoentes do que se denominou “Administração Científica” (do inglês,Scientific Management), desenvolveram estudos sobre o aumento da produtividade e métodos de redução de tempos e movimentos dos operários na fabricação de peças. Os métodos e técnicas desenvolvidos por esses autores, principalmente entre os anos de 1882 a 1912, tiveram grande impacto, inicialmente, nas práticas de gestão de empresas norte-americanas e, depois, ao redor do mundo. Os métodos desenvolvidos pelo Engenheiro Frederick W. Taylor, considerado o pai da administração, tiveram ampla aplicação na indústria automobilística, tendo Henry Ford como introdutor no sistema de produção em massa através do conceito de linha de montagem seriada, que teve como resultado a redução dos custos de produção, a elevação das taxas de produtividade e consequentemente dos lucros. Desde então, a Engenharia de Produção teve seu foco progressivamente ampliado e aprofundado, devido ao aumento da complexidade dos problemas, ampliação dos mercados e ao próprio processo concorrencial. A Engenharia de Produção trata do projeto, aperfeiçoamento e implantação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia, para a produção de bens e serviços, de maneira econômica, respeitando os princípios éticos e culturais. Tem como base os conhecimentos específicos e as habilidades associadas às ciências físicas, matemáticas e sociais, assim como aos princípios e métodos de análise da engenharia de projeto para especificar, predizer e avaliar os resultados obtidos por tais temas”. Como vimos no decorrer um grande exemplo da engenharia de produção foi Henry Ford como introdutor no sistema de produção vindo aumentar sua produtividade e consequentemente seus lucros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com