TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Engenheiro e Projeto

Por:   •  22/6/2021  •  Resenha  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

ENGENHEIRO E O PROJETO: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA1

Guilherme de Mello Silva2

Muitas vezes é impossível encontrar soluções simples para problemas que afligem os diversos campos de estudos da engenharia. Geralmente, no decorrer da execução de um projeto, se depara com obstáculos não previstos. Assim, é fundamental que um engenheiro, antes de executar uma construção, faça uma representação geométrica ou descritiva no papel e computador, para que possa entender a essência, o funcionamento e os detalhes da operação do equipamento ou estrutura que irá produzir.

Sem dúvida, a essência do engenheiro é solucionar problemas. A solução consiste em identificar o problema, pesquisar sobre e formular uma resposta. Por certo, com os devidos métodos de análise, é possível criar resultados práticos e úteis. De forma direta, o engenheiro resolve os problemas projetando. Em suma, o projeto possibilita a aplicação dos conhecimentos técnicos e experiências adquiridas do profissional.

Porém, projetar é mais do que fazer cálculos. É uma arte! Ter uma ideia, desenvolvê- la e executá-la, estimula nosso desenvolvimento intelectual. Já dizia Henry Petroski (2010) "A ciência é sobre saber, a engenharia é sobre fazer". O autor aponta para a diferença entre o cientista e o engenheiro. O cientista busca conhecimento das coisas existentes e o engenheiro usa de seu conhecimento para criar novas coisas.

Contudo, tanto o cientista quanto o engenheiro seguem um processo lógico que tem como objetivo estabelecer resultados. Na engenharia, embora exista variações, segue-se quatro etapas (BROCKMAN, 2013), como esquematizado na Figura 1.

  1. Estudo de viabilidade: quando as ideias são organizadas;
  2. Projeto preliminar: quando as ideias promissoras são analisadas;
  3. Projeto detalhado: quando desenhos e especificações técnicas são descritas;
  4. Buscar soluções: quando se identifica ideias para solucionar problemas do projeto.

[pic 1]

1 Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de Comunicação e Expressão, ministrada pela Dra. Vanessa A. A. Lima, Centro Tecnológico de Joinville (CTJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2019/1.

2 Estudante regularmente matriculado no Curso de Engenharia Naval. E-mail: mello.gulherme2000@gmail.com

Por meio dessas etapas, o engenheiro formula hipóteses que são investigadas e experimentadas, podendo essas serem aceitas ou rejeitadas. É importante ressaltar, que mesmo que uma solução seja aceita, pode ser confrontada e melhorada.

Figura 1 – Fluxograma das etapas de um processo lógico.[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

Fonte: Compilação do autor (2019).[pic 14][pic 15]

Em seguida, com as hipóteses aceitas, modelos que representam o projeto em forma física ou simbólica são criados com o intuído de descrever o comportamento do mesmo, ou seja, o modelo é uma versão aproximada do projeto; que quando exposto a ações externas, responde de forma semelhante ao real (HOLTZAPPLE, 2014). Além disso, um modelo especifica os materiais utilizados na fabricação e as dimensões gerais do produto final. A competência de usar modelos para explicitar fenômenos, é um dos requisitos para ser engenheiro, pois, as teorias e modelos precedem a solução de problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com