TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Esquema de Um Transistor Bipolar

Por:   •  28/5/2020  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

TRANSISTORES BIPOLAR DE JUNÇÃO   Capítulo 3, seções 3.1 a 3.4 do livro: Dispositivos eletrônicos e Teoria de Circuitos 11º edição, Robert L. Boylestad    João Murilo Rodrigues de Oliveira-2016017791

Classificados como semicondutores ampliam os pequenos sinais eletrônicos , ou seja, amplificação da corrente ,fótons de megavoltagem, ao interagirem com o material semicondutor são capazes de produzir o que é chamado de foto corrente, ao mesmo tempo em que provocam danos na estrutura cristalina do transistor

                                     Figura 1 – Esquema de um transistor bipolar[pic 1]

                                                    Fonte: Adaptada de LUTZ (1999).

Além de ser utilizado  como elemento de amplificação de corrente e tensão, ou para permitir ou não a passagem de corrente, como um controle ON – OFF.  Em todas utilizações os transistor devem ser polarizados .Polarizar um transistor diz respeito a  escolher o seu ponto de funcionamento em corrente contínua,. Sobre condições normais de operação, a junção base – emissor,  representada como Vbe, é diretamente polarizada, enquanto a junção base coletor, Vbc, é reversamente polarizada.

Tendo essas características este elemento vem sendo usado como base de estudos para que  se possa utilizar como fonte de detectores de feixes de radioterapia e para que isso ocorra é necessário que a corrente de entrada (IB) seja fraca , essa corrente de base tem que ser da ordem de grandeza da foto corrente  proveniente interação da radiação.

                                               Figura 2 – Princípio de um transistor bipolar de junção.

[pic 2]

                                                              Fonte: Adaptada de Spieler (2005).

Esta escolha é explicada pelo fato de que a corrente provocada pela radiação, chamada fotocorrente (IR) é também muito baixa, da ordem de pA a nA, por exemplo. Então essa corrente de entrada IB, gera uma diferença de potencial, VBE. O transistor é alimentado também por uma fonte de tensão VCE, que gera a corrente de coletor, IC.

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (324.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com