TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTE E IDENTIFIÇÃO DE TRANSÍSTOR DE JUNÇÃO BIPOLAR

Por:   •  22/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

IGOR MARCELO S. LIMA JIAN LICIO DE OLIVEIRA NAJLA A. GHAOUCHE WILDER SIQUEIRA MEDEIROS

TESTE E IDENTIFIÇÃO DE TRANSÍSTOR DE JUNÇÃO BIPOLAR

RELATÓRIO DE AULA PRATICA

MEDIANEIRA – PR

2015

JIAN LICIO DE OLIVEIRA IGOR MARCELO S. LIM NAJLA A. GHAOUCHE WILDER SIQUEIRA MEDEIROS

TESTE E IDENTIFIÇÃO DE TRANSÍSTOR DE JUNÇÃO BIPOLAR

Relatório de aula pratica apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Circuitos Digitais de graduação em Ciência da computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Professor: Me.Paulo Job Brenneisen.

MEDIANEIRA – PR

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. OBJETIVO 5

3. MATÉRIAS E MÉTODOS 5

4. TRANSISTORES 5

4.1 TESTE DO TRANSISTOR COM O MULTÍMETRO........................ .......5

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 7

5.1 DIFICULDADE ENCONTRADAS................................................ .......7

6. CONCLUSÃO 8

7. REFERENCIA BIBLIOGRÁFICAS 9

8. ANEXOS 10

8.1 DATASHEET TRANSISTOR BC547........................................... .........10

1. INTRODUÇÃO

Tem como finalidade este relatório expor uma aula realizada no laboratório da UTFPR/MD da disciplina de Circuitos Digirais. Sobre como testar e identificar o transístor de junção bipolar (NPN-PNP) no multímetro digital. Foram dividido grupos por bancas, cada grupo de 3 a 4 alunos teve que realizar testes com multímetro e os transistores.

Foi apresentado o transistor que é um dispositivo de três terminais sendo que cada um deles é ligado a uma região interna formada por materiais semicondutores do tipo N ou do tipo P e pode ter duas polaridades que são: PNP ou NPN. Os três terminais de um transistor bipolar recebem o nome de emissor, base e coletor.

2. OBJETIVO

Este relatório tem como objetivo mostrar a nossa familiarização com transistores bipolares, a identificação das polaridades e dos terminais usando multímetro digital, a medição de correntes no transistor e obter o ganho (β). E também analisar os estados de corte, saturação e ativa do transistor através das medidas de VCE.

3. MATÉRIAS E MÉTODOS

1 amostra de transistores (BC547);

1 multímetro digital com ponteiras (preta negativa e vermelha positiva);

O método abordado pelo professor foi de medição das voltagens e da resistência dos transistores, primeiro através das ponteiras pelas entradas EBC do multímetro digital.

4. TRANSISTORES

O transistor que tem como a função de controlar uma corrente de maior intensidade entre emissor e coletor através de uma corrente de menor intensidade da base pode ser aplicado em circuitos onde é importante, como em circuitos digitais ou amplificadores de tensão, corrente ou potência. E através da polarização do transistor, pode-se definir o como agir. Pois polarizar um transistor e fixar tensões e correntes adequadas, dentro de seus limites de operação. Em um transistor as correntes estão relacionadas entre si, sendo assim: IE = IB + IC.

4.1 TESTE DO TRANSISTOR COM O MULTÍMETRO

Realizando uma equivalência com diodos, pode-se testar um transistor bipolar e identificar seus terminais da mesma maneira como foi testado o diodo utilizando multímetro digital, pode-se testar o transistor, pois da base para o coletor ou da base para o emissor se enxerga um diodo PN.

Primeiramente foi identificado a polaridade do transistor e o terminal de base e depois os terminais de coletor e emissor. A localidade do emissor do transistor é mais dopada do que a região de coletor. E essa característica é utilizada para a identificação do emissor e do coletor, porque na tensão de condução do emissor é levemente superior à tensão de condução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com