TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado Republicano: O Estado Oligárquico

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO PAULA SOUZA

ETEC SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INTEGRADO AO MÉDIO

Bruno Felipe B. Muniz N°06 3°ETIM

Hugo Carmo de Souza N°15

 

O Estado Republicano – 1° República:

O Estado Oligárquico  

Trabalho de pesquisa apresentado à Professora Roseli, no componente curricular de Sociologia.

São José dos Campos
2015
 

1.Introdução

O crescente poder de pequenas parte da população ou da sociedade reunidos em grupos ou partidos, juntamente a ideiais absolutistas e totalitárias, crecentes em governos pelo mundo, levam à necessidade do surgimento de um novo tipo de organização governamental, fundamentada às bases do destaque em seu poderio. Surge, então, os poderes oligárquicos ou o Estado oligárquico.


2. A Oligárquia

   Palavra de origem grega ("oligarkhía"), que faz alusão à “governo de poucos”, ou seja, expressa sentido literal a palavra referindo-se a uma forma de poder governamental politico, no qual apenas um grupo existente exerce influência. Podendo ser uma mesma família, um mesmo partido político, grupo econômico ou corporação.

  Em contrariedade à monarquia (poder familiar por hieraquização), o Estado Oligárquico não necessariamente parte da existência e função do poder passado de pai para filho. Tal forma de governo faz referência à concentração do poder em um grupo, em ascensão, de grande influêcia, podendo ser grandes latifundiários, comerciantes, familias, partidos políticos, entre outros grupos. A influência exercida por tais organizações deve ser de cunho econômico, politico, cultural, etc. De forma a ser monopolizada sobre esses fatores.

  Ainda na Grécia Antiga, o poder Oligárquico, é definido por escritores políticos como uma forma negativa da Aristocracia (conjunto dos nobres).

  Na América Latina o termo “Oligarquia” passa a ser difundido desde 1880, como um conteúdo negativo, que designa a oposição ao povo.


3. Caracteríticas de governos Oligárquicos

   A ascensão de grupos ao poder sempre depende de uma forma de mantê-los no comando, não sendo diferente na Oligárquia. Como parte dessa forma de governo é o destaque de uma elite em certo tipo de atividade politica, social, cultural ou econômica, uma caracteristica de governos Oligárquicos é o controle total de políticas econômicas e sociais para benifício proprio, sempre em busca de se manterem no poder ou expandir suas ifluências.

  Ainda que um país tenha um sistema representativo, como a democracia, por exemplo, na forma da estrutura governamental o poder oligárquico se manifesta, como grupos que controlam um meio de comunicação ou parte da industria cultural presente em um país.


4.História da Oligárquia

  Durante o período em que governos oligárquicos estiveram eminentes ao poder, grande parte dos mesmos se apresentavam como oligárquias tirânicas, ou seja, sepre em busca de garantir exclusimvamente seus interesses, sobrepondo ideais de igualdade ou ainda de garantia da democracia.

  Poderes Oligárquicos benéficos ou benignos, foram pouco presentes durante toda a história, tais tipos de oligarquias se caracterizam pelo mantimento de alguns direitos democráticos ou garantias á população, como representação política, por exemplo.

  No Brasil o maior exemplo que temos do poderio oligárquico foi durante a Primeira República, período de 1894 a 1930, no qual o Estado era dividido entre São Paulo e Minas Gerais, visando a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, assim a cada quatro anos um representante de cada estado elegia o outro como governante, época conhecida como politica do café-com-leite ou Republica Velha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com