TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho O Que É Um Estado Republicano

Por:   •  1/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Docente: Romilson Souza

Discente: Luis Gustavo Silva Santos

Curso: Direito

Semestre: 1º semestre

Turno: Noturno

                         O que é um estado republicano

O estado republicano antes de tudo precisa ser aberto ao dialogo, e para isso ele precisa criar  mecanismos de participação, que contemplem então esses interesses diversos, múltiplos da sociedade Brasileira. É um estado que além de criar esses mecanismos de participação, ele também precisa ser um estado transparente, ter transparência em suas ações, para que essa mesma população consiga acompanhar essas ações desde o processo decisório até a execução e avaliação das assoes publica. Então é um estado que precisa colocar acima de tudo o interesse coletivo.

Nos sabemos que o estado, para ser um estado republicano, ele precisa ter como horizonte um interesse comum, o bem comum, o interesse coletivo, o interesse que é geral e coletivo.

Hoje o que todos nos percebemos é que não há um cuidado com a coisa publica, os serviços públicos hoje, não tem uma entrega dentro de um padrão de  uma qualidade que atenda as necessidades dessa sociedade, dessa população. Então ter um cuidado com a gestão de politicas publicas é ter um cuidado com a coisa publica, e nós temos muita dificuldade de enxergar isso, hoje a coisa publica se perdeu, o interesse publico se perdeu, em termos do estado tomar para si essa incumbência dde tratar os interesses públicos como um valor.

O papel do estado é capacitar não só os seus argentes públicos, mas também a sociedade para participar efetivamente desses processos, porque oque agente vê é o estado tirando o corpo de ser provedor dessa solidariedade, essa solidariedade é construída com base numa capacitação, numa profissionalização de quem ta na linha de frente do atendimento, do contato com a população, muitas vezes esses gestores e agentes públicos não tem preparação nenhuma para exatamente cumprir esse papel de ter oo estado como uma sementeira da solidariedade, porque o estado não  pega pra si essa ação e isso faz com que se minimize o mau uso dos recursos públicos, que é algo que agente ve muitas vezes, não é uma má fé que está por traz do desperdício dos recursos públicos é uma falta de preparação, de profissionalização, para lidar com coisa pública, nós não percebemos o estado tomando para si esse fomento de ser um estado como sementeira da solidariedade, como podemos falar *O estado republicano* se ele não assume o seu papel de prover essa solidariedade, de discutir a coisa publica, o bem comum, os interesses coletivos.

Quando o governo se apoia nessa logica da eficiência e da eficácia ele esquece sobre maneira a efetividade, que é exatamente o impacto, que essas politicas publicas vão ter nos seus beneficiários, nos seus usuários muitas vezes. Perder isso de vista é perder de vista a necessidade da população, então é muito mais preocupante dar conta da eficiência e da eficácia, de gastar so o que foi previsto, do  que se pensar no impacto que essa ação governamental pode ter na vida das pessoas.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (261.2 Kb)   docx (274.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com