TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO DO ESTADO REPUBLICANO DEMOCRATIZO REPRESENTATIVO

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

Aula 06
Sociedade Brasileira e Instituições de direito – poder legislativo .

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO REPUBLICANO DEMOCRATIVO REPRESENTATIVO.

No estado moderno a democracia é representativa, ou seja, os cidadãos escolhem por intermedio de voto os representantes que irão decidir os assuntos do poder executivo (Presidente, govenador e prefeitos). E no legislativo (senador, dep federal e vereador) . Este é o caso do Brasil.

OS PODERES E SUAS ATRIBUIÇÕES:

O estado tem como característica a separação entre poderes. Legislativo, Executivo e Judiciario, que por meio de “ freios e contra pesos” evita a predominância de um poder sobre os demais. Ou seja, cada um com sua devida finalidade.

PODER EXECUTIVO:  é exercido pelo presidente da republica com o auxilio dos ministros de Estado, ele tem a função de chefiar o estado , o governo e administração.
Atribuições nos artg. 61§1º e 84 e seguintes da CF

PODER JUDICIARIO: ele quem julga os conflitos que aparecem no pais em face das leis elaboradas pelo legislativo, cabe a ele aplicara lei nos casos concretos.

PODER LEGISLATIVO:  ele quem elabora as leis e fiscaliza os atos dos demais poderes da união. É estruturado da seguinte forma:
Federal:  Congresso nacional que se compõe da câmara dos deputados e do senado federal, elabora as leis para todo território nacional , ou seja, são responsáveis pela ordem jurídico nacional.
Estadual: Assembleia legislativa composta pelos deputados estaduais.Que são competente para a elaboração de leis para o território do estado.
Municipal: Camara dos vereadores que é composta pelos vereadores, que elaboram leis para o município.

ATRIBUIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL: arrecadação e distribuição de rendas, planos e programas nacionais, criação , transformação e extinção de cargos ,empregos e funções publicas, entre outros.

DO SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO

ANTES: Originalmente o sistema eleitoral no Brasil era censitário (baseado na renda ou na escolaridade), o voto era indireto (os eleitores municipais indicavam os eleitores da província) e a descoberto, o que facilitava a fraude e legitimava a exclusão social.

Conceitos Impostante : Sufrágio é o direito que alguém tem de votar e de ser votado.
Voto é o instrumento que possibilita o exercício do direito ao sufrágio por alguém.
Escrutínio é o modo pelo qual alguém pratica o voto, seu procedimento
.

QUADRO ATUAL DO SISTEMA ELEITORAL: Muita coisa mudou e hoje, de acordo com a Constituição Federal, artigo 14, “A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos”.

GERAL : Sufrágio universal secreto e coligações partidárias
FINANCIAMENTO DE CAMPANHA:  Misto (privado: doações de pessoas físicas e jurídicas; público: Fundo Partidário e propaganda política gratuita
FORMA MAJORITÁRIO:  Presidentes, senadores, governadores e prefeitos
FORMA PROPORCIONAL:  Deputados federais, deputados estaduais e vereadores ELEIÇÕES  ELEIÇÕESDOLEGISLATIVAS : Voto nominal e na legenda, em lista aberta. Vencem os mais votados por partido, tendo em conta o coeficiente eleitoral.
ELEIÇÕES EXECUTIVAS:  Há segundo turno, se o vencedor não atingir maioria absoluta de votos, exceto as eleições municipais com menos de 200 mil eleitores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com