TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercicio Solo

Por:   •  23/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  1.503 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA CIVIL

CÉLIO CARDOSO DE SOUZA - 292352020

Portfólio desafio

FUNDAÇÕES

........................................................................................................................................

Belo Horizonte

2021

CÉLIO CARDOSO DE SOUZA

Portfólio desafio

fundações

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Civil do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Fundações.

Belo Horizonte

2021


[pic 2]

Assunto 01

Você recebeu um boletim de sondagem de SPT proveniente de uma região de material granítico. Neste boletim consta que o impenetrável está a 5 metros de profundidade. Os NSPT, obtidos em ordem crescente de profundidade, foram os seguintes: 3, 5, 6 e 8. Sabe-se que a energia aplicada no ensaio foi de 66%.

Através de inspeção visual constatou-se que o material possui características de uma argila arenosa e, além disso, o ensaio detectou o lençol freático a 2 metros de profundidade. Sabe-se que o peso específico natural do solo é igual a 18kN/m³.

Com base nestas informações, responda:


1. Qual o ângulo de atrito do material?

          28,9º


2. Você prosseguiria o ensaio? Por quê? Em caso afirmativo, qual seria o outro modo de prosseguir a prospecção?

        NÃO

Assunto 04

O engenheiro civil deve ter soluções para as inúmeras alternativas que podem existir no mercado, portanto um arquiteto o contratou para fazer o dimensionamento das fundações de uma casa. Para esse procedimento, deve ser utilizado um tipo de fundação rasa, do tipo bloco, pois deseja-se economia no processo, e a fundação do tipo bloco é uma das mais econômicas.

Sabe-se, após a análise estrutural, que a normal do pilar tem o valor de 800 kN, que esse pilar tem lados de 60 cm x 35 cm, e o concreto tem fck = 20 MPa. Sabe-se, também, que a tensão admissível do solo é adm = 0,3 MPa. Qual é o procedimento a ser tomado para determinar o bloco de fundação do pilar?

Para determinar o bloco de fundação será realizado o seguinte cálculo:

        Tensão = 800 / 0,3 =  2666,66 cm²

        B = (60-35) / 2 + √(60-35)/4 + 2666,66 = 51,70 = 55cm

        A – 55 = 60 - 35         A = 80cm

        80cm[pic 3]

        55cm

Assunto06

Sua empresa foi contratada para executar a construção de um prédio em uma importante universidade federal. Observe as informações a seguir referentes à obra:[pic 4]

Você deve pensar em um tipo de fundação apropriada para o solo, observando que ela não deve gerar vibrações, pois isto pode prejudicar o hospital vizinho à obra. Cite as fundações possíveis para esta obra, diferenciando-as quanto às vantagens e desvantagens, e escolha qual delas você indicaria, levando em consideração os custos de mão de obra e maquinário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (290.4 Kb)   docx (216.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com