TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio - Manejo e Conservação do Solo

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade 1

Manejo e conservação do solo e da água

  1. De acordo com o texto, quais os fatores que afetam a erosão hídrica?

- Chuva

- Solo

- Topografia

- Uso e manejo do solo

- Praticas conservacionistas

  1. Qual a importância do fator chuva condicionando a erosão hídrica do solo? Que práticas podem ser utilizadas para minimizar os efeitos da chuva no controle da erosão hídrica?

É de maior importância na erosão dos solos, o volume e a velocidade da enxurrada dependem da intensidade, duração e frequencia da chuva. A intensidade é o fator mais importante na erosão. As gotas de chuva que golpeam o solo são um agente que contribui para o processo erosivo, pelomenos de três formas: desprendem partículas de solo no colocal que sofre o impacto, transportam por salpicamento as partículas desprendidas, imprime energia em forma de turbulência.

As praticas podem ser: cobertura vegetal, que diminui o impacto da chuva; uso de terraça ou terroplanagem na área; uso de curvas de nível e plantio essencial;

  1. Quais características do solo afetam a taxa de infiltração de água no perfil do solo?

O tamanho e a disposição dos espaços porosos tem maior influencia na velocidade de infiltração. Variação na textura do perfil, com alto conteúdo de material coloidal, resultando em alta infiltração. Grau de agregação do solo é outro fator que afeta a infiltração.

  1. Em declividades acentuadas e comprimentos de rampa elevados que práticas devem ser adotadas para minimizar o efeito do livre escoamento superficial da enxurrada?

A utilização de barreiras físicas que podem ser curvas de níveis ou o plantio em nível para diminuir a velocidade de enxurrada. Faz-se necessário o cultivo de plantas que fazem cobertura dando para diminuir o carregamento de partículas menores.

  1. O que é intensidade de chuva e porque as chuvas de maior intensidade causam maior erosão?

Intensidade é o fator mais importante. Quanto maior a intensidade de chuvas maior a perda por erosão. Dados obtidos por Suares Couto revelam que para uma mesma chuva total de 21mm, uma intensidade de 7,9 mm produem um perda de terra 100 vezes maior que uma de 1mm

  1. Explique como ocorre a erosão hídrica e quais as fases do processo erosivo?

Ocorre com o Desprendimento, transporte e redimentação de partículas de solo de acordo com a velocidade, intensidade e duração de chuva, a topografia como declividade e compremento de rampa, a cobertura do solo dando a sua natureza

  1. Ao considerar a influência da infiltração da água no solo e o escoamento superficial em topos e encostas, é correto afirmar que

a) a maior infiltração e o menor escoamento superficial retardam o processo de intemperismo físico e aceleram a erosão.

b) a menor infiltração e o menor escoamento superficial inibem a erosão e favorecem o intemperismo químico.

c) a menor infiltração e o maior escoamento superficial aceleram o intemperismo físico e químico e retardam o processo de erosão.

d) a infiltração e o escoamento superficial aceleram, respectivamente, os processos de intemperismo químico e de erosão.

Atividade 2

Manejo e conservação do solo e da água

  1. O que é erosão hídrica? Quais são os tipos de erosão?

Denomina-se erosão hídrica o destacamento e transporte de materiais na forma de partículas do solo ou movimentos de massas do solo de um local para outro sobre a ação da chuva e do escoamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com