TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Experimento desagregação da reciclagem do papel

Por:   •  7/3/2018  •  Ensaio  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

1. DESAGREGAÇÃO

Desagregação é a ação mecânica sobre uma polpa sólida com adição de água em um recipiente até tornar o volume homogêneo e bombeável, com um teor controlado de feixes e pastilhas, evitando que atinja as características originais da fibra. O objetivo da desagregação para as aparas brancas é a retirada de tinta.

Antes de iniciar o processo de desagregação das aparas, foi retirada uma amostra para medir sua umidade, colocando-a em uma estufa por 24 horas. Tanto a amostra quanto o restante das aparas foram pesadas. Tendo o peso da amostra úmida e da amostra seca, pôde-se calcular o valor das aparas secas (QUADRO 1).

QUADRO 1 - Pesos pré-desagregação

PESOS

 

Úmida

Seca

% Absolutamente Seca

Amostra

2,48g

2,348g

94,67%

Aparas

316,73g

299,87g

 -

Fonte: Próprios autores.

As aparas foram picotadas em pedaços pequenos e passaram por uma etapa de hidratação, onde ficaram por aproximadamente 5 minutos em um recipiente com água. Após o tempo estipulado foram colocadas no desagregador.

Em um primeiro momento, uma mangueira foi utilizada para encher o desagregador com água. Em seguida, foram adicionadas as aparas brancas hidratadas. Ao se retirar do desagregador, percebeu-se que a água estava com aparência turva e “leitosa” devido à presença de cargas, principalmente o bicarbonato de sódio e o caolin, as quais são perdidas nessa etapa uma vez que, pelo seu tamanho reduzido, acabam passando pela peneira junto à água. Já as aparas saíram do equipamento desagregadas e com uma coloração azulada, devido a grande quantidade de tinta presente nelas inicialmente.

A suspensão obtida no desagregador foi drenada manualmente e colocada em um saco de tecido poroso próprio para o processo seguinte, a centrifugação.

Nessa fase, o saco de tecido com as aparas drenadas foi colocado na centrífuga. A água, neste momento saiu limpa, transparente, uma vez que as cargas não se encontravam mais presentes na mistura. Ao finalizar o processo, o recipiente que continha às aparas foi retirado da máquina. Percebeu-se que as elas estavam mais resistentes devido ao efeito da hornificação.

A última etapa do processo de desagregação foi esfarelar manualmente as aparas que estavam agregadas em “flocos”.

1.1 Análise do processo de desagregação

Ao fim do processo de desagregação e com o objetivo de analisar os dados finais, uma amostra foi retirada para o cálculo do rendimento e da umidade. Esta amostra inicial era de 1,82g, porém por conta do tempo necessário de secagem ser maior para amostras maiores, resolveu-se reduzi-la para 1,046g. A umidade foi removida por uma máquina de infravermelho que levou aproximadamente 10 minutos para finalizar o processo. Após a retirada da amostra do equipamento, foi feita a pesagem da mesma, resultando no valor de 0,448g. A partir disso, foi calculada a porcentagem absolutamente seca (EQUAÇÃO 1) que resultou em 42,8298% (QUADRO 2).

EQUAÇÃO 1 – Porcentagem absolutamente seca

[pic 1]

Fonte: Próprios autores.

QUADRO 2 - Pesos pós-desagregação

PESOS

 

Úmida

Seca

% Absolutamente Seca

Amostra Inicial

1,82g

0,7795g

 -

Amostra Final

1,046g

0,448g

42,8298%

Fonte: Próprios autores.

Logo após a remoção das aparas da centrífuga, percebeu-se que estavam com peso maior que o inicial, devido à umidade causada pela hidratação, pois a centrifugação não é capaz de retirar toda a umidade. O peso total foi de 593,27g.

Para finalizar a análise, as aparas foram pesadas e esse valor foi multiplicado pela porcentagem absolutamente seca resultando em 254,095g. Somou-se então ao valor da amostra retirada inicialmente (0,7795g), implicando num valor total de 254,8745g. Comparando com o valor inicial de 299,87g, percebeu-se uma redução de 15% no rendimento devido à perda de finos, tinta e cargas no decorrer do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com