TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE A RECICLAGEM DE PAPEL

Por:   •  7/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 4

SOBRE A RECICLAGEM DE PAPEL

O papel está entre os produtos que apresentam maior taxa de reciclagem no Brasil.  A reciclagem é tradicional no setor papeleiro. Há duas grandes fontes de papel a se reciclar: as aparas pré-consumo (recolhidas pelas próprias fábricas antes que o material passe ao mercado consumidor) e as aparas pós-consumo (geralmente recolhidas por catadores de ruas). De um modo geral, o papel reciclado utiliza os dois tipos na sua composição, e tem a cor creme.

A aceitação do papel reciclado é crescente, especialmente no mercado corporativo,  tendo um apelo ecológico, o que faz com que alcance um preço até maior que o material virgem. No Brasil, os papéis reciclados chegavam a custar 40% a mais que o papel virgem em 2001. Em 2004, os preços estavam quase equivalentes, e o material reciclado custava de 3% a 5% a mais.

As fábricas são abastecidas por uma grande rede de aparistas, cooperativas e outros fornecedores de papel pós-consumo que fazem a triagem, a classificação e o enfardamento do material. A cadeia produtiva que envolve a atividade gera empregos e renda, movimentando a economia.

Sob o ponto de vista econômico, a atividade reduz os custos de produção, distribui riquezas e promove a recuperação de matérias-primas que serão novamente inseridas no ciclo de consumo. Além disso, a recuperação do material após o consumo ajuda a diminuir o volume de detritos a ser descartado em lixões e aterros sanitários já saturados.

A reciclagem poderia ser ainda maior com políticas públicas de incentivo do governo, iniciativas empresariais, maior organização dos trabalhadores que recolhem os materiais e novas atitudes do consumidor.  O papel não pode ser reciclado infinitas vezes, pois as fibras perdem a resistência e as características que definem o tipo do papel. Por isso, será sempre necessário o uso de fibras virgens originárias das florestas plantadas para viabilizar a produção e atender às necessidades de consumo da população.

ANALISE DE MERCADO

Os índices de reciclagem de papel no país são obtidos majoritariamente pelo trabalho de coleta deste material realizado por catadores. O Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis do Brasil (MNCR) indica que mais de noventa por cento da oferta de papel para a indústria de reciclagem deste material provem do trabalho dos catadores. Trata-se de um percentual bastante significativo que evidencia a dependência da indústria de reciclagem deste material ao trabalho dos catadores. E, demonstra ainda o poder de controle que possui a indústria da reciclagem do papel sobre a cadeia produtiva do setor.

No seu relatório anual, a BRACELPA ressalta os expressivos números do setor para a economia brasileira. Como resultado do investimento de doze bilhões de dólares americanos entre 1999 e 2008, a indústria gera cento e quatorze mil empregos diretos e quinhentos mil empregos indiretos entre coleta de materiais para a reciclagem e a transformação destes. Em 2008, o saldo comercial da indústria de papel (exportação menos importação) foi de 4,1 bilhões de dólares americanos. Os dados apontam que, somente em 2013, os cooperados e os catadores independentes receberam, aproximadamente, R$ 286,4 milhões de reais pela venda de aparas de papel, quantia três vezes maior do que em 2011, lembrando que o valor das aparas de papel está sujeito a variações fortes.

[pic 1][pic 2]

ESTRUTURA

A empresa possui uma estrutura organizacional formal, o organograma a seguir ilustra as hierarquias gerenciais: [pic 3]

Fornecedores

Nossos fornecedores são constituídos por aparistas, empresas fabris, escritórios, gráficas e catadores que fornecem grande quantidade de material. No caso das empresas a coleta é realizada quando o empreendedor liga e avisa que existe material a ser coletado. E no caso de órgãos públicos (escritórios), existem os dias de coleta.

Fornecemos postos de coletas em pontos estratégicos para viabilizar descarte consciente e consequentemente adquirimos matéria prima sem necessidade de compras, como no caso de pontos de compra destinado a catadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com