TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Reciclagem Do Papel.

Exames: Processo De Reciclagem Do Papel.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

1 FABRICAÇÃO DO PAPEL

No ano de 1840, um alemão chamado Keller teve a ideia de extrair em um moinho a fibra da madeira. A partir daí surgiu a polpa de madeira. Desde então, a tecnologia de fabricação de papel avançou, especialmente nos últimos 20 anos. Porém, as cinco fases da fabricação do papel permanecem inalteradas.

1.2 ESTOQUE DE CAVACOS

Uma das principais árvores utilizadas na fabricação do papel é o eucalipto, que após 7 anos estão prontas para serem cortadas. As toras ao chegarem à fábrica, são descascadas, lavadas e picadas em pequenos pedaços para facilitar a difusão dos reagentes químicos e a partir daí são direcionados à etapa de formação da polpa. As cascas são usadas para produzir vapor e eletricidade.

1.3 FABRICAÇÃO DA POLPA

A madeira é constituída principalmente de fibras celulosas aderida umas as outras com um adesivo natural da fibra, chamado lignina. Para obtermos a polpa da madeira é preciso separar estas fibras, ou seja, remover a lignina, para isso, existem alguns processos para a obtenção da polpa.

1.3.1 Processo mecânico

A polpa é obtida na prensagem dos troncos contra pedras de moer na presença de água. O processo pode ainda ser mais eficiente se antes passar a madeira em refinadores. Frequentemente esta separação termina com a presença de vapor e o produto é chamado de polpa termomecânica. A adição de reagente para separação das fibras celulosas da lignina resulta em polpa termoquimimecânica. Estes tipos de polpa mecânica podem ser utilizados na fabricação de papel jornal.

1.3.2 Processo químico

Polpa química, normalmente chamado de processo “Kraft” que em alemão quer dizer forte, os cavacos são misturados com algumas substâncias químicas e cozido a alta pressão em enormes vasos de pressão chamados digestores. A ação das substâncias e o calor faz com que a lignina seja dissolvida e a separa das fibras. Papéis feitos de polpa química são bem resistentes, utilizados por exemplo para fazer bolsas de supermercado.

1.4 BRANQUEAMENTO

Para a fabricação de determinados tipos de papel, a polpa precisa ser branqueada. Para que isso aconteça, são usados alguns produtos químicos para eliminar por completo a lignina restante. O resultado é uma polpa mais branca, porém, ela tem uma tendência menos de amarelar com o passar do tempo.

1.5 FORMAÇÃO DA FOLHA

Quando a polpa chegar à caixa de entrada da máquina de papel, seu conteúdo de água excede os 97%. Essa mistura é lançada sob a forma de um jato fino e uniforme sobre uma tela móvel chamada de tela formadora. A filtrante desta tela formadora combina com um sistema de vácuo, que extrai a maior parte da água contida na polpa formando assim a folha de papel. Esta folha é prensada entre rolos para remover mais água. Ela atravessa a seção de secagem onde entra em contato com cilindros enormes que geralmente estão aquecidos com vapor, extraindo a maior parte de água restante através da evaporação. No final da máquina, o papel é enrolado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com