TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Funcionamento de um Gerador CC

Por:   •  2/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Pitágoras Unopar[pic 1][pic 2]

Grupo (Integrantes):

BRUNO L. R. SANTOS

KEVEN MARVILHA

HELCIO TAGLIERI

GUILHERME ALEXANDRE DA SILVA

SANDRO CASALVIERI NUNES

CARLOS AUGUSTO PAULA

Data: 26/03/2021

Disciplina: Máquinas elétricas I (Prática 2)

Engenharia Elétrica (Período: 6º Semestre)

Tutor: Renan

Proposta: Realizar pesquisa e responder questões envolvendo o conhecimento a respeito dos geradores e motores de corrente contínua

Questão 1: Explique detalhadamente o funcionamento de um gerador CC.

O princípio de funcionamento do gerador de corrente contínua tem por base a Lei de Faraday que estabelece que, se o fluxo magnético (Φ) que envolve uma determinada espira, que varia no tempo e resultará nesta espira uma força eletromotriz induzida (e), cujo valor será proporcional à intensidade do fluxo e à taxa de variação do mesmo, conforme está mostrado na equação a seguir:

[pic 3]

Onde:

A = Constante de proporcionalidade

Dφ \ dt = Taxa de variação do fluxo

A indução desta força eletromotriz (FEM) na espira vai resultar na circulação de uma corrente, desde que o circuito esteja fechado

Questão 2: O que é força eletromotriz?

Força eletromotriz (f.e.m.) é o potencial elétrico, medido em Volts, fornecido por um gerador, como uma bateria, para um circuito ou dispositivo elétrico. É uma grandeza escalar que pode ser definida como a energia potencial elétrica por unidade de carga. A força eletromotriz pode ser compreendida como a quantidade de trabalho que um gerador realiza para mover as cargas elétricas entre dois pontos de um circuito. As baterias são capazes de realizar trabalho sobre partículas eletricamente carregadas, transformando diferentes formas de energias em energia elétrica.

[pic 4]

Onde:

ϵ = Força eletromotriz

Ep = Energia potencial elétrica

q = Unidade de carga

Questão 3: O que é força contra eletromotriz e como ela surge?

A força contraeletromotriz, cujo símbolo é f.c.e.m., consiste numa força eletromotriz que se opõe à corrente principal que percorre um circuito. Por exemplo, quando as bobinas de armadura de um motor elétrico rodam, gera-se uma força contraeletromotriz nestas bobinas, pela sua interação com o campo magnético. Também numa pilha elétrica a polarização produz uma força contraeletromotriz a ser estabelecida, neste caso, por meios químicos.

Questão 4: Explique o que ocorre com a tensão terminal e velocidade de rotação do gerador CC quando se aumenta a carga. Por que isso ocorre?

Assim que uma carga é conectada nos terminais da armadura, a tensão sofre uma queda devido às resistências do enrolamento de armadura e, também, às resistências das escovas. Um outro aspecto que influencia na tensão entregue a carga é com relação à diminuição do fluxo de campo devido à reação de armadura, que é um fenômeno de desmagnetização que ocorre devido à interação dos fluxos de campo e da armadura na máquina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (205.2 Kb)   docx (700.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com