TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERADORES E RECEPTORES: EXPLICANDO SEU FUNCIONAMENTO

Por:   •  8/4/2021  •  Artigo  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

Sabemos que os geradores elétricos são aqueles que transformam algum tipo de energia não elétrica (eólica, química, etc.) em energia elétrica. Já os receptores elétricos, realizam o processo inverso dos geradores, transformando energia elétrica em outro tipo de energia (mecânica, cinética, etc.).

As turbinas eólicas ou aerogeradores, são exemplos de geradores elétricos, que geram energia elétrica a partir do vento. São instaladas grandes hélices em áreas abertas com boa incidência de ventos, um aerogerador se comunica com um eixo central que está ligado a uma caixa multiplicadora onde a velocidade de rotação é otimizada. A velocidade do rotor é controlada de forma a manter uma velocidade estável com a variação da velocidade do vento, impedindo a rotação muito rápida do aerogerador quando os ventos estiverem muito fortes. As pás absorvem alguma energia cinética do vento, a mesma quantidade de energia é convertida em energia mecânica das pás e a energia mecânica é convertida em energia elétrica.

As placas de energia solar também são exemplos de geradores elétricos, é o equipamento utilizado para captar a energia solar e iniciar o processo de transformação em energia elétrica. A energia solar é convertida em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico, que ocorre quando partículas de luz solar colidem com os átomos presentes no painel solar, gerando movimento dos elétrons e criando a corrente elétrica que chamamos de energia solar fotovoltaica. A energia é gerada pelas placas solares e levada ao inversor solar, equipamento responsável por transformar a corrente elétrica contínua em alternada e, então, ser distribuída para o local de consumo e utilizada pelos equipamentos.

Um exemplo de receptor elétrico são as baterias de automóveis. Essas baterias normalmente são formadas por placas de chumbo associadas ao conector negativo

e colocadas revezadas com placas de chumbo recobertas por dióxido de chumbo que, por sua vez, estão associadas ao conector positivo. Essas placas estão mergulhadas em uma solução aquosa de ácido sulfúrico com 40% em massa, que funciona como o eletrólito. À medida que o ácido sulfúrico vai sendo consumido, a bateria vai descarregando. Mas essas reações de descarga da bateria mostradas acima são reversíveis. Visto que as reações inversas não são espontâneas, é necessário fornecer uma corrente elétrica contínua por meio de um gerador, como um alternador ou um dínamo. Com isso, essas reações ocorrem no sentido contrário, regenerando o ácido sulfúrico e permitindo que a bateria seja utilizada novamente. As baterias dos automóveis costumam ser recarregadas pelo dínamo do veículo. A energia é fornecida pelo movimento do motor por meio do alternador, que possui um dínamo, cuja função é transformar a energia mecânica em elétrica.

O chuveiro elétrico também é um exemplo de receptor elétrico. O aparelho é composto por dois resistores, um de alta potência e outro de baixa potência de aquecimento, e um diafragma de borracha. Os resistores ficam fixados no interior do chuveiro. Para selecionar o tipo de banho que se deseja tomar, existe na sua parte exterior uma chave seletora que é capaz de mudar o tipo de resistência, aumentando ou diminuindo a potência do chuveiro e, consequentemente, a temperatura do banho. A água ao circular pelo chuveiro pressiona o diafragma de borracha, este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com