TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Funcionamento de um Gerador Síncrono

Por:   •  27/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Objetivo:

Essa experiência tem como objetivo Visualizar o funcionamento de um Gerador Síncrono, observar as etapas das ligações em estrela/triangulo, colher dados para elaboração de uma curva magnetização do gerador, através de um gráfico.

2 – Resumo:

 A experiência realizada trata-se sobre o estudo do funcionamento do gerador síncrono, onde podemos observar que a máquina primaria é ligado primeiro para depois entrar em funcionamento o gerador. Como uma fonte reguladora é feita sua variação de corrente de campo para ser comparada com sua tensão terminal a vazio, também podemos observar que suas variáveis são modificadas quando colocamos cargas.

3 – Introdução:

A ligação do gerador foi feita em 220v na sua bobina, logo após foi feito as ligações nos instrumentos de medição, através desses instrumentos foi realizado a colheita de dados para posteriormente criar uma tabela.

4 – Desenvolvimento Teórico:

Através de um circuito magnético, podemos identificar cada elemento que compõe o gerador, as ligações das bobinas e onde os instrumentos foram ligados para o monitoramento. A maquina primaria é acionada e como uma comunicação avisa ao gerador que já pode atuar, mas antes é feito uma verificação no RPM do gerador, caso não esteja na rotação adequada o regulador aumenta sua potencia até chegar a rotação para a geração, essa verificação da rotação é feita através de um Tacômetro que em contato com o eixo, verifica a rotação. Após o funcionamento do gerador, pode se observar a sua tensão terminal à vazio e a corrente de campo, com auxilio de um Voltímetro e um amperímetro, ambas ligados direto no equipamento

5 – Desenvolvimentos Experimentais

Com o gerado alimentado por uma fonte reguladora, e os instrumentos de medições ( voltímetro e amperímetro ), ligados ao equipamento, acompanhamos o desenvolvimento da tensão e da corrente, e ao aumentar a corrente de campo, percebemos que aumentava sua tensão, essa tensão em vazio, pois com cargas os dados são outros. Com a tensão em vazio, chegamos a uma tabela onde temos corrente de campo e a tensão terminal.

5.1 – Materiais Utilizados

- 01 (um) Voltímetro Digital Minipa.

- 01 (um) Amperímetro Digital Minipa.

- 01 (um) Tacômetro Digital.

- 01 (uma) Régua: Para medir o comprimento da corda.

6 – Análise dos Resultados:

Tabela 1

IF(A)

0

0,04

0,06

0,08

0,1

0,12

0,14

0,16

0,18

0,2

0,22

VTVZ=EA(V)

5,2

8,8

137,2

193,6

227

273,9

310

348

389

407,8

428,6

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com