TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento De Resíduos Solidos Da Construção Civil Em Chapecó

Por:   •  30/6/2023  •  Artigo  •  7.352 Palavras (30 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 30

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SOLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM CHAPECÓ

Ariel Felipe Nolasco[1]

Leandro Motter[2]

RESUMO

Em relação ao aumento da população brasileira e global, também ocorre um aumento no consumo de recursos naturais, o que resulta em uma maior produção de resíduos, principalmente sólidos. Se esses resíduos não forem descartados corretamente, podem causar poluição visual e, principalmente, ambiental, prejudicando significativamente a qualidade de vida, especialmente nas grandes cidades. A presente pesquisa aborda a importância do manejo adequado de resíduos sólidos na indústria da construção, os impactos ambientais decorrentes da falta de fiscalização e o aumento da produção de resíduos. Destaca-se a necessidade de conscientização e adoção de práticas sustentáveis pelas empresas, visando à correta reutilização dos resíduos e ao cumprimento das regulamentações ambientais. São apresentados os resultados de um estudo realizado com empresas da Cidade de Chapecó, os quais revelaram que há conhecimento das regulamentações, como a Resolução nº 307 do CONAMA, no entanto, uma parcela reduzida das empresas possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos. Com base nessas constatações, enfatiza-se a importância de programas de conscientização e sugere-se a investigação da obrigatoriedade do manejo de resíduos de acordo com as licenças ambientais municipais, bem como a exploração da implementação da logística reversa na construção civil.

Palavras-chave: Resíduos sólidos. Descarte. Construção civil.

ABSTRACT

In relation to the increase in the Brazilian and global population, the consumption of raw materials has also increased, generating more and more waste, mostly solid waste. If these wastes are not properly disposed of, they will cause visual and especially environmental pollution, significantly reducing the quality of life, especially in metropolises. The research discusses the importance of solid waste management in the construction industry, the environmental impacts caused by the lack of oversight, and the increase in waste generation. It emphasizes the need for awareness and the adoption of sustainable practices by companies, aiming for proper waste reuse and compliance with environmental regulations. The results of a survey conducted with companies in the region of Chapecó are presented, revealing that there is knowledge about regulations, such as CONAMA Resolution No. 307, but a small percentage of companies have a Waste Management Plan. Based on these findings, the importance of awareness programs is emphasized, and it is suggested to investigate the mandatory waste management according to municipal environmental licenses, as well as exploring the implementation of reverse logistics in the construction industry.

Keywords: Solid Waste, Construction Industry, Disposal.

Submissão do artigo: 19/06/2023.

Aprovação do artigo: 24/07/2023.

  1. INTRODUÇÃO

De acordo com Zambra (2016), o avanço tecnológico e a produção em larga escala ampliaram a extração de recursos naturais e, consequentemente, o impacto ambiental no Brasil e no mundo. A inovação em produtos e serviços tornou-se veloz e contínua, e a sociedade tornou-se mais consumidora. Esses desafios relacionados ao crescimento populacional, à poluição e ao acúmulo de resíduos provenientes desse processo apontam para a necessidade urgente no descarte adequado desses resíduos.

Nos moldes atuais, a construção civil se mostra como uma grande geradora de resíduos. No Brasil, onde grande parte dos processos construtivos é essencialmente manual e ocorre principalmente no canteiro de obras, os resíduos de construção e demolição, além de potencialmente prejudiciais ao meio ambiente, causam problemas logísticos e prejuízos financeiros (NAGALLI, 2014).

Segundo Karpinsk (2009), a indústria da construção tem um grande impacto no meio ambiente, na sociedade e na economia, ocupando uma posição de destaque na economia brasileira. Apesar de sua relevância na geração de empregos, habitação, renda e infraestrutura, é necessário divulgar políticas abrangentes para um melhor gerenciamento dos resíduos gerados.

Existem diversos fatores que contribuem para o aumento dos resíduos na construção civil, como a falta de capacitação da mão de obra, o manejo inadequado dos materiais e a ausência de práticas de reciclagem e reutilização dos materiais no canteiro de obras (ROHM; NETO; ROHM, 2013).

Conforme as determinações do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (2012), é obrigatório que as construtoras gerenciem de forma adequada esses resíduos, a fim de evitar o descarte em locais inadequados, como terrenos baldios e margens de rios.

A Resolução CONAMA nº 307, alterada pela Resolução nº 348/04, estabelece que o responsável pelos resíduos tem a obrigação de gerenciá-los conforme as diretrizes legais. Isso inclui a separação dos materiais em diferentes categorias, encaminhamento para reciclagem e acomodação adequada.

A utilização de matéria-prima da natureza é essencial para o desenvolvimento da tecnologia industrial, que tem aumentado proporcionalmente à população nos centros urbanos. O número e a variedade dos poluentes ambientais também estão em ascensão, resultando em uma contínua queda na qualidade de vida (KARPINSK, 2009). Portanto, é necessário consolidar um conhecimento básico sobre o gerenciamento desses resíduos, buscar a sustentabilidade por meio de alternativas aos recursos existentes e orientar-se pela racionalidade ambiental, visando proteger os recursos naturais.

Diante dessas evidências e considerando os graves problemas que os resíduos sólidos podem causar ao meio ambiente e à saúde da população, qual é o conhecimento mínimo sobre a gestão de resíduos sólidos em 12 construtoras?

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os resíduos provenientes da construção civil são materiais resultantes de construções, reformas, reparos e demolições de obras, bem como da preparação e escavação de terrenos. Eles incluem itens como blocos cerâmicos, concreto, solos, metais, madeira, tintas, plásticos, entre outros. Esses resíduos, comumente chamados de entulhos de obras, representam cerca de 90% do lixo gerado nesse setor (CONAMA, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.8 Kb)   pdf (892.2 Kb)   docx (682.1 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com