TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HOMEM DIANTE DO CONSUMISMO

Por:   •  5/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

...............................................................................................................................

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIO – MÓDULO FUNDAMENTAL

ANA CRISTINA SOUZA ARAUJO DOS SANTOS – RA237072017

O HOMEM DIANTE DO CONSUMISMO

...............................................................................................................................

São Paulo

2017

ANA CRISTINA SOUZA ARAUJO DOS SANTOS

COMO A PUBLICIDADE INTERFERE NO COMPORTAMENTO SOCIAL, ECONÔMICO E INTELECTUAL DOS ADULTOS E DAS CRIANÇAS

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Construção de Edifícios  do Centro Universitário ENIAC para a disciplina  Políticas Sociais e Ambientais.

Profa. Maria Helena Veloso Salgado

São Paulo

2017

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

COMO A PUBLICIDADE INTERFERE NO COMPORTAMENTO SOCIAL, ECONÔMICO E PSICOLÓGICO DOS ADULTOS E DAS CRIANÇAS.

Nas últimas décadas, temos passado por muitas transformações. Em várias áreas do nosso cotidiano, ocorreram mudanças de hábitos,  praticidades, tornando algumas tarefas mais leves. Em contrapartida, temos as mudanças negativas, com especial relevância a influência das mídias, como a televisão. A seguir, será apresentados dados que comprovam essa evidência.

          

Três formas de alienação

        Podemos falar em três grandes formas de alienação existentes nas sociedades modernas ou capitalistas:

1 – A alienação social, na qual os humanos não se reconhecem como produtores das intituições sociopolíticas e oscilam entre duas atitudes: ou aceitam passivamente tudo o que existe, ou se rebelam individualmente, por sua própria vontade e inteligência, podem mais do que a realidade que os condiciona.

2 – A alienação ecoômica, na qual os produtores não se reconhecem como produtores, nem se reconhecem nos objetos produzidos por seu trabalho. Em nossas sociedades modernas, a alienação econômica é dupla:

Em primeiro lugar, os trabalhadores, como classe social, vendem sua força de trabalho aos prórietários do capital, são considerados mercadorias, recebem um preço, o salário. Entretanto, os trabalhadores não percebem que foram desumanizados e coisificados.

Em segundo lugar, os trbalhos produzem alimentos, objetos de consumo, instrumentos para a produção de outros trabalhos, condições para a realização de outros trabalhos e, como o trabalhador, elas também recebem um preço.

O trabalhador olha os preços e sabe que não poderá adquirir quase nada do que está exposto no comércio, mas não lhe passa pela cabeça que foi ele, não enquanto indivíduo e sim como classe social, quem produziu tudo aquilo com seu trabalho e que não pode ter os produtos porque o preço deles é muito mais alto do que o preço dele, trabalhador, isto é, o seu trabalho.

Apesar disso, o trabalhador pode mostrar aos outros as coisas que ele fabrica ou que ele vende, aceitando não possuí-las, como se isso fosse justo e natural.

Na primeira forma de alienação econômica, o trablhador está separado de seu trabalho – est é alguma coisa que tem um preço. Na segnda forma da alienção econômica, as mercadorias não permitem que o trabalhador se reconheça nelas.

3 – A alienação intelectual, resultante da separação social entre trabalho material e trabalho intelectual. A divisão social entre as duas modalidades de trabalho leva a crer que o trabalho material é uma tarefa que não exige conhecimentos, mas apenas habilidades manuais, enquanto o trabalho intelectual é responsável exclusivo pelos conhecimentos. Vivendo numa sociedade alienada, os intelectuais também se alienam. Sua alienação é tripla:

Primeiro, esquecem ou ignoram que suas ideias estão ligadas às opiniões e pontos de vista da classe a que pertecem, a classe dominante e imaginam, que são ideias universais.

Segundo, esquecem ou ignoram que as ideias são produzidas por eles para explicar a realidade e passam a crer que elas se encontram gravadas na própria realidade e que eles apenas as descobrem e descrevem sob a forma de teorias gerais.

Terceiro, esquecem ou ignoram a origem social das ideias e seu próprio trabalho para criá-las; acreditam que as ideias existem em si e por si mesmas, criam a realidade e controla, dirigem ou dominam. Passam a acreditar que as ideias se produzem umas às outras, são causas e efeitos umas das outras e que somos apenas receptáculos ou instrumentos delas. As ideias se tornam separadas de seus autores, externas a eles, transcendentes a eles: tornam-se um outro.

        As três  grandes formas da alienação (social, econômica e intelectual) são a causa do surgimento, da implantação e do fortalecimento da ideologia.

Os meios de comunicação

        

        Dos meios de comunicação, o rádio e a televisão manifestam traços da indústria cultural.

        Existem duas divisões: a dos públicos e a dos horários. Essa divisão é feita para atender às exigências dos patrocinadores. Em outras palavras, o conteúdo, a forma e o horário do programa já trazem em seu próprio interior a marca do patrocinador.

        O patrocinador financia um programa que nada tem a ver, as vezes, porque está vendendo a imagem de sua empresa.

        O patrocinador determina outros programas que não patrocinados por ele, pois isso é conveniente para trair clientes.

        Para não perder o cliente, a emissora não veicula notícias desfavoráveis àquele governo, Dessa maneira, o direito a informação desaparece e os ouvintes ou telespectadores são desinformados ou ficam mal informados. De modo geral, são apresentadas de maneira a impedir que o ouvinte e o espectador possam localizá-la no espaço e no tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (106.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com