TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMEM DIANTE DO CONSUMISMO O PODER NEGATIVO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Por:   •  18/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

...............................................................................................................................

POLÍTICA SOCIAIS E AMBIENTAIS – FUNDAMENTAL EMPREENDEDORISMO

HOMEM DIANTE DO CONSUMISMO 

O PODER NEGATIVO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

HOMEM DIANTE DO CONSUMISMO 

O PODER NEGATIVO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso ( Engenharia Industrial Mecânica)  da Faculdade ENIAC para a disciplina  [Política sociais e ambientais].

Prof. Mestra. CÉLIA REGINA MISTRO

Guarulhos

2016

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

O PODER NEGATIVO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Vivemos em um mundo em que somos levados a acreditar que nossas relações sociais e nossa situação financeira são determinantes para nos qualificar como indivíduos bem sucedidos. E isso é intensificado com os meios de comunicação de massa, que nos levam a crer que podemos nos sobressair sobre as pessoas de nosso círculo social ao consumir as ideias e produtos que nos são ofertados .

As grandes mídias procuram aproximar-se de seu público oferecendo-lhes opções de entretenimento que se aproximam ao máximo da realidade que vivemos,  prendendo a nossa atenção e nos fazendo acreditar que tudo aquilo é o que pensamos e desejamos, ou seja, acabamos perdendo a nossa identidade. Na televisão, por exemplo, algumas personagens das novelas lançam tendências e vendem produtos indiretamente, através da vontade das telespectadoras se parecerem com seus ídolos e das semelhanças com a nossa vida. Essa aproximação não acontece, por exemplo, com a notícia da morte de um desconhecido, em que o formato de exibição é enxuto, apenas com informações relevantes sobre a vítima e a de sua morte, não causando muita comoção de nossa parte.

Além disso, a influência das mídias em nossas vidas começa desde muito cedo, com os enormes investimentos em marketing de produtos infantis, que é liberado no Brasil apesar das duras restrições existentes em diversos países. Somos “bombardeados” com propagandas que nos tornam reféns do consumismo. Os produtos são divulgados para todas as crianças, sem diferenças entre classes sociais, o que faz com que as menos favorecidas fiquem frustradas e revoltadas com a família por não poderem ter o que desejam. Isso acontece atualmente com as redes sociais, com a televisão, com os jornais e revistas, pois sua sobrevivência depende do valor recebido pela veiculação de anúncios e comerciais.

O segredo para uma geração futura mais engajada é a educação. Se não soubermos educar e ensinar valores para as nossas crianças, elas irão tornar-se adultos alienados, sem personalidade e vazios de cultura. E assim, continuaremos em uma sociedade fadada ao fracasso e a repetição. Crianças que, por meio de incentivo dos pais ou por sua própria natureza, tem o lado criativo e intelectual mais desenvolvido, tornam-se adultos mais bem sucedidos. 


Conscientize-se de que a mudança é necessária. Comece mudando a si mesmo. Não permita mais que os meios de comunicação de massa exerçam tamanha influência sobre o seu comportamento. Compreenda que muitas das informações que chegam até nós são manipuladas para estarem de acordo com os interesses dos grandes empresários e políticos que estão no poder. É essencial desconfiar e não tratar como verdade universal tudo aquilo que nos é transmitido. Acredite! Uma sociedade melhor é possível. As pessoas ao seu redor perceberão a sua mudança e também mudarão. Dê o primeiro passo!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (216.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com