TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Hemisférico

Resenha: O Hemisférico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Resenha  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

O Hemisférico

O Hemisférico é um dos edifícios da Cidade das Artes e das Ciências em Valencia, Espanha. O início da obra ocorreu por volta de 1990 e sua conclusão em 1998. Construído a modo de um olho aberto que tudo vê, no interior da edificação possui uma telacôncava de 900m² onde podem ser vistos grandes filmes no formato IMAX Dome semiesférico, cinema 3D digital com tela de 12x6m e projeção digital para exibições astronômicas e espetáculos de entretenimento. Tem capacidade para 300 espectadores por sessão. Sua estrutura conta com um dos melhores suportes tecnológicos do mundo.

Ao vê-lo pela lateral, assemelha-se a um olho humano, já em sua vista frontal pode-se deduzir a imagem do tatu bola, onde a cobertura ovoide representaria sua carapaça e os portões os olhos, e a entrada da edificação mais estreita representaria a cabeça.

Está limitado ao norte e ao sul por dois piscinas retangulares, emergindo delas como uma grande cúpula formada por uma parte centra fixa, os elementos laterais móveis que funcionam como brises, e a lateral transparente envidraçada. Esta cobertura ovoide protege uma esfera em seu interior. A estrutura geral está constituída por uma cobertura ovoide, formada por cinco arcos rebaixados que se apoiam nos extremos sobre tripés de concreto armado, unidos entre sim por perfis laminados e vigas. Dentro desta estrutura se dispõe a outra secundária que constitui a sala de projeções, executada em concreto armado, assentada sobre uma fundação de lajes de grande espessura. A arquitetura exterior, a cúpula ovoide do Hemisférico está formada por grandes laminas de vigas metálicas de 90m de comprimento, que surgindo do nível da água envolvem a cúpula. Estas laminas apresentam enormes cancelas móveis semelhantes às pálpebras do olho. O movimento é obtido por meio de um sistema hidráulico, semelhante ao usado em portões de garagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com