TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Hidrolo - Vazão

Por:   •  6/4/2017  •  Resenha  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4
  1. INTRODUÇÃO

Vazão é o volume de água que passa por uma determinada seção de um rio dividido por intervalos de tempo. Assim, se o volume é dado em litros, e o tempo é medido em segundos, a vazão pode ser expressa em unidades de litros por segundo (L/s-1). No caso de vazão de rios, entretanto, é mais usual expressar a vazão em metros cúbicos por segundo (m³/s-1), sendo que 1m³/s-1 corresponde a 1000 L/s-1 (litros por segundo).

        A medição de vazão em cursos d’água é realizada, normalmente, de forma indireta, a partir da medição de velocidade ou de nível. Os instrumentos mais comuns para medição de velocidade de água em rios são os molinetes, que são pequenas hélices que giram impulsionadas pela passagem da água.

        A velocidade da água é, normalmente, maior no centro de um rio do que junto às margens. Da mesma forma, a velocidade é mais baixa junto ao fundo do rio do que junto à superfície. Em função desta variação de velocidade nos diferentes pontos da secção transversal, utilizar apenas uma medição de velocidade pode resultar em uma estimativa errada da velocidade média. Por exemplo, a velocidade medida junto à margem é inferior à velocidade média e a velocidade medida junto à superfície, no centro da secção, é superior à velocidade média.

A vazão é a principal característica de um escoamento, uma vez que seu valor é utilizado no dimensionamento de obras de Engenharia, além de permitir entender melhor o comportamento de um canal e também é de grande relevância no estudo da degradação de rios por assoreamento (a vazão de escoamento influencia na quantidade de sedimentos transportados ao longo de um rio, que posteriormente serão depositados nos leitos, assoreando o mesmo). O estudo da vazão de um rio ou canal é de grande importância na elaboração de projetos de Engenharia para sistemas de água e esgotos, geração de energia elétrica, irrigação e drenagem.

2.         OBJETIVO

O presente trabalho tem como objetivo calcular a vazão de um determinado rio do município de Cuiabá, através de uma aplicação prática em campo, aprender como podemos fazer a medição e cálculos correlacionados com o tal experimento.

3.         DESENVOLVIMENTO

        O rio escolhido pelo grupo para a realização da aula prática, foi o Rio Bandeira, localizado Km 3 da rodovia Arquiteto Helder Cândia (MT-010), mais conhecida como Estrada da Guia, sentido Votorantim Cimentos.

        A relatos dos moradores que vivem próximo ao Rio Bandeira, que após a construção de uma represa, teve uma baixa cerca de ± 90% do seu volume.

Para dar início a prática, foram colocadas duas estacas de madeira em cada margem do rio e uma fita métrica foi amarrada entre as duas estacas. A seção transversal adotada para tal experimento foi de 1,02 m, por conta da largura do rio, que era de 4,64 m. Em cada seção transversal, com o auxílio de uma trena, conseguimos a média da profundidade de cada seção para que se possa calcular a velocidade da vazão no rio em questão.

                                                                            [pic 1][pic 2]

                                 Rio Bandeira                                                   Rio Bandeira

                  Fonte: Foto do acervo pessoal.                                              Fonte: Foto do acervo pessoal.

[pic 3]

Aluno fazendo prática no rio Bandeira.

Fonte: Foto do acervo pessoal.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Abaixo segue os dados coletados na prática, para serem utilizados para fazer o cálculo da velocidade da vazão.

Tempo

m/s

T1

42,25s

T2

36,40s

T3

45,29s

T4

47,23s

T5

40,10s

média

42,25s

Tabela 01: Média que a laranja leva para percorrer em 10 metros do Rio Bandeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (470.4 Kb)   docx (269.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com