TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Isolamentos Acústicos

Por:   •  26/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

        1.1 Justificativa

        1.2 Objetivo

        1.3 Estrutura
No decorrer do trabalho será explicado o que é isolamento acústico, materiais acústicos a caracaterização e a classificação deste. Será abordado, também, o uso do material em uma situação real do cotidiano: isolamento acústico em restaurantes. Tal como a maneira de aplicar o produto.
Será comparado o custo, o benefício e o resultado final da aplicação do produto.

2. Fundamentos teóricos
        2.1 Isolamento acústico
É o processo pelo qual se objetiva impedir a transmissão sonora de um ambiente para o outro, eliminando os ruídos prejudiciais à saúde. É a capacidade de um material em bloquear o som ou ruído de um ambiente para o outro, e para isso requer critérios bem definidos, que possa garantir a eficácia e segurança do isolamento.
Assim como em paredes, piso e forro, o isolamento tem que atuar também em portas, janelas e dutos de ar condicionado, pois a parte frágil do isolamento continuará a permitir o vazamento do som indesejado.
Diferença entre tratamento acústico e isolamento acústico: O tratamento acústico é o para diminuir a incidência de ruídos ou barulho dentro de um ambiente, e o isolamento acústico é o uso de materiais para bloquear os sons e os ruídos que acontecem nos ambientes externos.
Exemplos de isolantes acústico:

        2.2 Materiais acústicos:
        2.2.1 Caracterização dos materiais:
        

        2.2.2 Classificação dos materiais:
        2.2.2.1 Borracha sintética:
                

Um dos materiais para isolamento acústico mais recomendado hoje é o “ISOMIX PLUS”, uma lamina de borracha sintética, à base de polímeros e cargas minerais de alta densidade. O “ISOMIX PLUS” pode ser aplicado com cola cimentícia diretamente sobre a laje antes da execução do contra piso. As vantagens deste material são a redução dos ruídos de impacto e aéreo. Afim de evitar a ponte de ruídos e vibrações pelas paredes e estruturas, deve-se cobrir também o rodapé, sobre o contra piso.

2.2.2..2 Lã de rocha:

A lã de rocha é encontrada, normalmente, em forma de placa ou manta e é feita através de fibras minerais de rocha vulcânica. O material não retém água, devido a sua estrutura não capilar e, também, não sofre alterações diante de eventuais condensações. Devido as suas características, a lã de rocha é excelente para isolamento térmico e acústico, é incombustível, não causa danos e é um material duradouro.
As vantagens do uso de deste material para isolamento acústico são: resistência ao fogo; relação custo versus benefício favorável; boa absorção acústica; produto fácil de manusear; resistente a vibrações; quimicamente neutro e material não cancerígeno.
A aplicação da lã de rocha pode ser utilizada sobre coberturas, sobre forros vazados, sobre forros falsos, entre telhas metálicas, entre alvenarias e divisórias.

2.2.2.3 Lã de vidro:

A lã de vidro é um material produzido em alto forno a partir de sílica e sódio; desenvolvido especificamente para melhorar o isolamento térmico e acústico nos prédios. Devido as suas propriedades físicas e químicas, é um dos materiais isolantes térmicos mais utilizado no mundo. O produto é comercializado em rolos e painéis, variando a densidade e espessura conforme a necessidade.
A vantagem de utilizar o isolamento térmico, é a possibilidade de diminuir o uso de energia nos edifícios, principalmente nos sistemas de ar-condicionado, já que é possível utilizar equipamentos de menor porte, diminuindo o investimento e o consumo. Além do mais, é um material leve, fácil de manusear e de cortar; é incombustível, evitando a propagação de chamas e risco de incêndio; reduz o consumo de ar condicionado; não favorece a proliferação de fungos e bactérias; o tempo de durabilidade é alto; não é atacado por roedores e não é comprometido quando exposto aos efeitos da maresia.
 

2.2.2.4 Esponja acústica:

A esponja acústica é um produto ideal para o tratamento interno de ambientes onde os níveis de sonoros interferem na comunicação ou produzem situações de stress entre as pessoas, colocando em risco a saúde e consequentemente a produtividade.
Este material pode ser utilizado em todos os ambientes que necessitam de redução de ruído, tais como: auditórios, salas de treinamento, quando há presença de home theaters, centrais de telemarketing, escritórios, restaurantes, igrejas, bingos, lojas, cabines de som, estúdios, entre outros locais.
É um material modernamente tecnológico desenvolvido. Produzido através de espumas flexíveis de poliéter-uretano, com superfícies desenhadas para garantir a melhor absorção do ruído. A esponja absorve a energia sonora emitida, no qual irá se dissipar internamente na estrutura celular (poros) do material, assim transformando-se em energia térmica que se dissipará naturalmente.
O produto pode ser aplicado no teto ou parede, em metal, vidro, gesso ou em madeira. É um material de fácil instalação, leve, decorativo e pode ser fabricado em dimensões variáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com