TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LAUDO TÉCNICO SPDA

Por:   •  21/10/2019  •  Resenha  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

LAUDO TÉCNICO SPDA

OBJETIVO

 O presente documento tem por objetivo atestar as condições técnicas da malha de aterramento do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), instalado no prédio residencial, na torre da caixa d’água do Empreendimento CONDOMINIO EDIFICIO CAIO CESAR, CNPJ-10.655.858/0001-48 Rua-Armando Lombardi, N°187 Uberlândia-MG,                     CEP 38408-046    

 PROCEDIMENTO E RESULTADOS

 Realizadas as medições na malha inferior do SPDA, do prédio residencial registraram-se resistências médias de 14,6 ohms.

Devido à alta resistência foi necessário ser realizado o tratamento químico no solo com, bentonita, cloreto de sódio e cobre. Após 15 dias foi realizada outra medição onde constatou uma resistência de 6,6 ohms, o que garante esta resistência em qualquer época do ano. Também foi instalada uma caixa de inspeção a qual não constava no local, juntamente com a sinalização e uma haste para melhorar a captação.  

O sistema do prédio é composto por uma descida originada de captor instalado na caixa d’agua da edificação, denominado sistema Franklin (em formato tridente, poste metálico instalado no ponto mais alto do prédio), cabo de cobre de 50 mm, caixa de inspeção, haste coperweld e conector cabo/haste. Aqui, a captação da descarga sendo estas descidas interligadas com malha de aterramento de cabo 50 mm contendo três hastes de terra do tipo cobreadas nos dois sistemas pé de galinha  instalados com caixas de inspeção.

 O sistema da torre da caixa d’água é composto por uma descida originada de mastro para-raios Franklin instalado na própria torre, sendo esta descida interligada com malha de aterramento de cabo 50 mm² com haste para inspeção, a qual foi realizada no próprio cabo de descida. A medição foi realizada com Terrômetro Digital  modelo TPA2000

O sistema de aterramento específico instalado foi avaliado com base em exigências e ensaiado conforme norma NBR 5419:2017 e NSCI/94, o qual atendeu as mesmas, este laudo esta vinculado a ART 5526266. Este Laudo tem validade de 12 (doze) meses a contar desta data.

 _______________________________

ENG HENRIQUE SILVA ALVES

CREA: MG-225890/D

Anexo        

 

[pic 1]

Anexo 1 (aferição inicial)

[pic 2]

Anexo 2 (Aferição Após tratamento Químico)

[pic 3]

Anexo 3( Aplicação tratamento Químico)

[pic 4]

Anexo 4 ( Nova caixa de inspeção)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (451.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com