TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LEVANTAMENTO E DIVERSIDADE DA ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FAROL, PARANÁ.

Por:   •  1/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.511 Palavras (11 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 11

LEVANTAMENTO E DIVERSIDADE DA ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FAROL, PARANÁ.

Débora de Mello¹; Ana Paula Retkva²; Marcelo GaleazziCaxambú³

RESUMO

A arborização urbana é muito importante, pois torna a cidade mais agradável com sua beleza e a amenização do clima local. É importante manter uma diversidade de espécies adequada para evitar aparecimento de pragas. Assim, o trabalho teve como objetivo verificar a frequência e a diversidade de espécies arbóreas presentes na arborização das vias urbanas do município de Farol – PR. Foram inventariados 798 indivíduos arbóreos, pertencentes a 33 espécies e 18 famílias botânicas. De acordo com o índice de Margalef o município possui uma boa diversidade, porém duas espécies possuem frequência elevada de acordo com Grey e Deneke.

Palavras-chave: inventário, frequência, ruas

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

O crescimento da população que vive em cidades tem aumentado cada vez mais no Brasil, e esse aumento causa interferência nos sistemas naturais, como poluição sonora, hídrica, atmosférica e visual, e também causa a impermeabilização do solo, além da redução da cobertura vegetal (MILANO e DALCIN, 2000; ROCHA et al, 2004).

A arborização das cidades deixa os locais mais agradáveis, pois a presença de árvores tende a diminuir a temperatura principalmente por meio da evapotranspiração, interferência na direção e velocidadedos ventos, e também por meio do sombreamento (SANCHOTENE, 1994; VIDAL e GONÇALVES, 1999).

Além disso, as árvores adicionam cores ao cenário urbano, com suas flores, folhas e frutos, também diminuem as poluições atmosférica, sonora e visual e contribuem para a melhoria física e mental do ser humano na cidade (SANCHOTENE, 1994; VIDAL e GONÇALVES, 1999; COPEL, 2012).

Outros benefícios que a arborização trazàs cidades são os econômicos e sociais, que se referem à promoção das cidades, como atrações turísticas. Há também a valorização dos imóveis e a redução do consumo de energia, pois diminui-se o uso de ar condicionado no verão, devido a sombra de árvores, e além disso, as pessoas aprendem sobre o meio ambiente ao notar a clara diferença entre as áreas arborizadas e as áreas construídas (COPEL, 2012).

Para Santos e Teixeira (2001), a arborização de vias públicas é de extrema importância como fator de qualidade de vida. Mas com a falta de informações, pesquisas e a carência de técnicos na área, o insucesso de uma boa arborização acontece

Ferraz e Bendini (2009) enfatizam que a falta de planejamento para a implantação e manutenção da arborização urbana pública acaba prejudicando as suas funções e os benefícios dela obtidos, podendo colocar a população contra a presença de árvores e plantas nas cidades.

A arborização não pode seguir padrões rígidos, pré-estabelecidos. Deve ser implantada para que faça parte da paisagem e da cultura local, criando uma imagem e uma identidade. Na implantação de projetos de arborização urbana, é fundamental que haja planejamento adequado para que a arborização não seja irregular, inadequada e descontínua (MILANO e DALCIN, 2000; SANTOS E TEIXEIRA, 2001, SILVA et al. 2008).

Como cada cidade tem suas características peculiares, a arborização deve ser feita com planejamento e replanejamento, considerando as características biológicas das árvores e as características físicas do meio urbano (COPEL, 2012).

A arborização de ruas e as redes de distribuição de energia elétrica são itens de extrema importância à população, por isso, são necessárias ações que harmonizem esses dois componentes.

Segundo Takahashi (1992), um dos problemas referentes à arborização de vias públicas sem a realização de um prévio planejamento é o plantio de espécies de grande porte em lugares inadequados.

É indicado preferir, sempre que possível, espécies arbóreas de porte médio a alto, em locais onde não há fiação elétrica.Escolher também árvores de copa densa e folhas pequenas, de folhagem verde mais escuro e de alto grau de pubescênciapara que forneçam mais sombra e absorvam maior quantidade de radiação solar. Em regiões tropicais é recomendado utilizar espécies perenes, de porte alto e folhas grandes, e nas regiões subtropicais e temperadas,devem-se utilizar espécies decíduas, para um melhor aproveitamento da insolação no inverno e o sombreamento no verão (FERRAZ e BENDINI, 2009).

A escolha de espécies e locais inadequados pode gerar diversos conflitos, como a poda drástica, o corte raso e o plantio de árvores exóticas. Cabe ao poder público municipal planejar e orientar a comunidade em relação à ocupação do espaço territorial urbano mediante estudos ambientais, assim como, proporcionar à população a oportunidade de uma nova postura diante da arborização urbana, sensibilizando-a da importância das árvores à qualidade ambiental (RABER e REBELATO, 2010).

De acordo com Souza et al. (1996), os objetivos do  levantamento da arborização urbana, se resumem em conhecer o patrimônio arbóreo, definir uma política de administração em longo prazo, estabelecer previsões orçamentárias para o futuro, preparar um programa de gerenciamento das árvores, identificar a necessidade de manejo, localizar áreas para plantio, localizar árvores com necessidade de tratamento ou remoção e utilizar a árvore como um vetor de comunicação.

O presente trabalho teve como finalidade fazer um levantamento dos indivíduos arbóreos do município de Farol/PR com o objetivo de avaliar sua diversidade, distribuição e composição nas vias urbanas, para ajudar os gestores na manutenção e implementação da arborização.

MATERIAL E MÉTODOS

O Município de Farol está localizado na região Noroeste do Estado do Paraná. Sua altitude em relação ao nível do mar é de 630 metros e o perímetro urbano possui uma área de aproximadamente 0,71 km² com relação ao relevo. Limita-se ao norte com os municípios de Araruna e Tuneiras do Oeste, ao sul com Boa Esperança e Mamborê, a leste com Campo Mourão e a Oeste com Janiópolis. Esta a aproximadamente 486 quilômetros da capital do estado (FAROL, 2012). E segundo IBGE, sua população no ano de 2010 era de 3.472 habitantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (235.8 Kb)   docx (111.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com