TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LIMPADOR DE VÍSCERAS DE PEIXES

Por:   •  22/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

               

LIMPADOR DE

VÍSCERAS DE PEIXES

GEOVANNY PARTEKA DE OLIVEIRA

JHONATAN RIBEIRO

MARCELO RAMOS DO NASCIMENTO

VARLEI DA SILVA

                     

CASCAVEL-PR

Resumo

   Depois do abate, na limpeza do peixe, há uma membrana que precisa ser retirada, ela é fina e viscosa, por isso o processo é manual. Além disso, é necessária água corrente tanto para a retirada quanto para a limpeza, o que gera um desperdício de água, além de atraso na produção. 
Necessita-se de uma máquina que deverá ter algum tipo de escova e jato contínuo de água enquanto estiver sendo utilizada, nela será feita a limpeza interna do peixe após a retirada das vísceras. 

    A parte interna do peixe deverá ser raspada para retirar aquela membrana de cor escura que envolve as vísceras, chamada de períneo, retirar também aqueles filamentos de sangue existentes dentro da barriga do peixe. Dessa forma, o processo será desenvolvido com maior velocidade, o que consequentemente resultará na economia de água.

   O equipamento desenvolvido funciona com um motor acoplado a um redutor de 5:1 para reduzir o número de voltas no eixo. Ao eixo está acoplada uma escova para limpeza das vísceras.

   Para o funcionamento serão utilizados sensores para atuação tanto da escova quanto do fluxo de água, dessa forma, automatizando o processo e auxiliando na economia de água.

   O projeto desenvolvido para limpeza de vísceras e períneo de peixes esse projeto é composto pelos seguintes equipamentos.

   Um motor elétrico, um redutor de 5/1, um botão de emergência, um botão liga e desliga, uma chapa galvanizada, uma contatora, um sensor óptico e uma escova de nylon.

   Vai funcionar da seguinte forma, quando o operador chegar com o produto próximo o sensor aciona a contatora, onde liga o motor e ao mesmo tempo aciona a válvula solenoide liberando a passagem de água, da válvula solenóide está conectada uma mangueira para jogá-lo a água em cima da escova para a limpeza do produto. Na ponta do eixo esta acoplada uma escova de nylon onde fara a limpeza das vísceras.

Diagrama Elétrico

[pic 3]


Imagens da montagem

[pic 4][pic 5]


[pic 6]


Introdução

   Oferecendo soluções de automação industrial de acordo com as necessidades dos clientes, buscando a otimização de processos que proporcionam aumento de eficiência produtiva e segurança.

   O Brasil é um dos países que possuem uma das mais extensas costas do mundo, e com seus inúmeros rios, tem a biodiversidade perfeita para se tornar uma potência na produção de peixes.

   Visto isso, ações do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) juntamente com cooperativas e associações de aquicultores tem proporcionado o crescimento da atividade no país.

    Mas apesar desse grande potencial, a população brasileira ainda se restringe muito ao consumo de carnes bovinas, suínas, e aves, por apresentarem um preço relativamente menor comparado com o de peixes.

   Para se sobressair no mercado atual, às empresas estão cada vez mais buscando formas de melhorar a sua linha de produção, diminuindo os custos para transmitir ao consumidor um preço mais acessível e consequentemente absorver uma maior parcela do mercado.

   A redução nos custos operacional e inovação tecnológica são aspectos importantes que afetam diretamente o valor do produto final, e que são essências para o sucesso da empresa devido à competitividade e os altos custos de investimentos.

   Assim é preciso que o processo produtivo seja organizado de modo que as perdas sejam mínimas, tanto de tempo como de produto. Para obter este resultado, diversas técnicas, ferramentas e instrumentos são disponibilizados.


                                         A história da Automação Industrial

   Desde a pré-história, o homem já tentava mecanizar suas atividades, não é por acaso que a roda, moinhos movidos por vento ou força animal e rodas d’água foram inventados. Essas invenções demonstram as primeiras tentativas do homem de poupar esforço para realizar seu trabalho.

   A automação industrial começou a ganhar destaque na sociedade por volta da segunda metade do século XVIII, na Inglaterra. Foi nessa época que os sistemas de produção artesanal e aquário começam a se transformar em industrial e foram desenvolvidos os primeiros dispositivos simples e semiautomáticas.

   Entretanto, somente no início do século XX que os sistemas se tornaram inteiramente automáticos.

   A necessidade de aumento na produção e produtividade fez com que houvesse diversas séries de inovações tecnológicas neste sentido:

  • Máquinas com capacidade de produzir com maior rapidez e precisão, comparado com o trabalho feito à mão.
  • A utilização do vapor como fonte de energia, em substituição à energia muscular (manual) e hidráulica.

   Foi aproximadamente no ano de 1788 que James Wattcriou o que pode ser considerado um dos primeiros sistemas de controle com realimentação. Tratava-se de um dispositivo de regulava o fluxo de vapor em máquinas.

   Por volta de 1870, a energia elétrica começou a ser introduzida. Inicialmente, estimulou indústrias como a do aço, química e de máquinas-ferramenta.

A diferença entre automação e mecanização

   Um ponto que vale destacar é a diferença entre a automação e a mecanização. Mesmo que em um primeiro instante estas duas palavras possam dar a impressão de ter um significado semelhante, seus conceitos são completamente diferentes.

   A automação industrial permite realizarmos algum trabalho através de máquinas controladas automaticamente. Já a mecanização simplesmente se limita ao emprego de máquinas para executar alguma tarefa, substituindo o esforço físico.

   Também já publicamos aqui um artigo explicando a diferença entre automação e indústria.


A utilização de computadores na Automação Industrial

   No século XX, os computadores, servomecanismos e controladores programáveis passaram a fazer parte da tecnologia da automação.

   Hoje, os computadores podem ser considerados a principal base da automação industrial contemporânea.

   A partir desde momento, podemos começar a considerar que o desenvolvimento da tecnologia da automação industrial está diretamente ligado com a evolução dos computadores de um modo geral. Além disso, as redes industriais surgiram quando houve a necessidade de comunicação entre equipamentos e sistemas distintos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (640.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com