TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Laboratório Materiais

Por:   •  9/12/2019  •  Ensaio  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

Peneiramento

        O ensaio de peneiramento é utilizado para determinar a finura do cimento em porcentagem. Para isto, é utilizado 50g ± 0,05g do cimento em pesquisa. Este é colocado na peneira n°200 (75 µm), a qual deve estar limpa e seca, e encaixada no fundo e na tampa. O primeiro processo de peneiramento é feito com movimentos suaves horizontais, para frente ou para os lados, durante 3 a 5 minutos. Em seguida, deve-se remover o fundo e com o auxílio de um pincel médio, limpar a parte inferior da peneira. Após isso, coloca-se o fundo novamente e o processo de vaivém é continuado, mas dessa vez, durante 15-20 minutos, e limpando a tela, eventualmente, com o pincel médio. Ao fim desse processo, limpar a tela da peneira e o fundo, e desprezar o material passante. Por fim, repetir o processo de vaivém, mas dessa vez, aplicando inclinações de até 60° ao material a cada intervalo de 10 segundos. Esse peneiramento é feito durante apenas 1 minuto. Após isso, limpar a tela da peneira novamente com o pincel médio, e, colocar o material passante em um vidro-relógio, com o auxílio de um pincel pequeno. O material deve ser pesado com precisão de 0,01g e sua massa deve ser menor que 0,05g, ou seja, menor do que 0,1% da massa inicial de cimento. Caso o resultado seja superior, deve-se refazer essa ultima etapa de peneiramento e desprezar o material passante anterior. Mas se o resultado for inferior, é possível calcular o índice de finura do cimento. Para isso, é utilizada a seguinte fórmula: F=R*C*100/M, sendo o F o índice de finura em porcentagem, o R o resíduo que não passou pela peneira n°200 (medido em gramas), o C é o fator de correção da peneira utilizada (deve ser 1,00 ± 0,2) e o M é a massa inicial de cimento em gramas.

Blaine

            O método Blaine é utilizado para determinarmos a superfície específica do cimento em estudo. Para este ensaio, é necessário conhecer a massa específica do cimento. O primeiro passo é achar a massa que satisfaça a seguinte equação: m=V*0,5*p, sendo o m a massa de cimento, o V equivale ao volume compactado, o 0,5 é a porosidade desejada e o p é a massa específica do cimento. Primeiro encontra-se o volume compactado no conjunto embolo-célula, o qual é encontrado através da repetição deste até que o volume compactado encontrado em dois ensaios não difiram mais do que 0,005 cm³. A média desses dois valores será o V compactado usado. Tendo todos os valores, acha-se a massa que satisfaz a porosidade de 0,5. Em seguida, o cilindro é colocado no topo do manômetro. Ao estancar o sistema, libera-se o ar deste, fazendo o líquido subir até sua posição máxima. Ao liberar a respiração do sistema o liquido começará a cair. Ao chegar na primeira marca, o cronômetro é iniciado, e este só para ao chegar na segunda marca. Este ensaio nos fornece um valor importante para encontrarmos a área especifica.

A área especifica é calculada através da seguinte fórmula: 

S=(k/p)*{ ε^(3/2)/(1-ε)}*{t^(1/2)/(0,1*n)^(1/2)}

Sendo K a constante do aparelho, t o tempo encontrado no ensaio do manômetro em segundos, p a massa específica do cimento em cm³/g, ε a porosidade e n a viscosidade do ar na temperatura do ambiente em pascal/segundo. O resultado será expresso em cm²/g. 

A qual simplificada equivale a: S = 524,2 * K*t^(1/2)/p, desde que a temperatura esteja entre 20°C ± 2°C e ε seja de 0,5.

           

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com