TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Levantamento Fitossociológico

Por:   •  24/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

 Relatório da Primeira Aula Prática

Levantamento Fitossociológico

na Matinha da UFLA

Lavras

Abril de 2018

Fitossociologia

Relatório da Primeira Aula Prática

Levantamento Fitossociológico

na Matinha da UFLA

João Fernando Vagli C. dos Santos

 Lavras

Abril de 2017

Introdução:

Os levantamentos fitossociológicos têm como objetivo conhecer as comunidades vegetais do ponto de vista florístico e estrutural. Segundo Sampaio et al. (1996) os estudos fitossociológicos contribuem para o conhecimento Informações obtidas de levantamentos fitossociológicos  da estrutura das comunidades, bem como o conhecimento da flora regional, subsidiando desta forma, o manejo, a recuperação e/ou conservação dos ecossistemas (Mata nativa).

O presente trabalho é baseado em um levantamento fitossociológico feito na matinha da UFLA, para fins de estudos da turma de Fitossiciologia.

Materiais e Métodos:

Características da área - A área é localizada na matinha próximo a Capela Ecumênica da UFLA, descendo a trilha em direção as lagoas. A Mata da Capela possui uma área de cerca de 8 ha e apresenta uma vegetação secundária proveniente de um eucaliptal desbastado e abandonado há mais de 50 anos, tendo um sub-bosque bem desenvolvido. Os eucaliptos chegam a 30 m de altura. A regeneração, com predominância de Piptadeniagonoacantha e indivíduos dispersos de Machaeriumnyctians, Lueheagrandiflora e Macluratinctoria, chega a 12-15 metros de altura. A densidade do sub-bosque é muito variável e existem poucas clareiras no local (NETO, S.D.).

O método utilizado foi o de parcelas, foram feitas 18 parcelas de 5mx5m com espaçamento de 10m entre elas e seguindo a curva de nível. Foi dividido em três grupos, sendo que cada grupo fez 6 amostragens. Dentro das parcelas as árvores selecionadas tinham CAP (circunferência altura do peito) maior que 5cm. Tanto as mortas quanto as vivas entraram na contagem. A altura foi feita por estimativa visual.

Foram calculados, para cada espécie, os seguintes parâmetros fitossociológicos: densidade por área (DA), densidade relativa (DR), frequência absoluta (FA), frequência relativa (FR), dominância por área calculada a partir da área basal à altura do solo (DoA), dominância relativa (DoR) e índice de valor de importância (IVI). Foram também calculados o diâmetro e altura médios para cada espécie, o índice de diversidade de espécies de Shannon-Weaver (H’) e a equidade a ele correspondente (J).

Resultados e discussão:

Foram amostrados 72 indivíduos, pertencentes a 15 famílias e 21 espécies. A família mais abundante é a Fabaceae (56,9%). A espécie mais abundante é a Piptadenia gonoacantha  o  que indica que a mata está num estágio secundário de desenvolvimento. E seu IVI foi o maior dentre todas as outras espécies. a segunda espécie com  maior incidência e maior IVI é a eucalyptus sp, o que conta um pouco de seu histórico por anteriormente ser um eucaliptal.

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (231.4 Kb)   docx (54.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com