TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Levantamento Planimétrico

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho prático de planialtimetria apresenta os dados, cálculos, procedimentos definidos através de termos e procedimentos topográficos realizado com instrumental simples para determinação de declividades, como trenas, nível de pedreiro e régua. Nele encontrasse uma planilha com resultados finais e o procedimento de obtenção dos mesmos, logo será apresentado, dados e informações adicionais do levantamento planialtimétrico de uma área determinada, localizada no bairro Cidade Universitária Pedra Branca, Palhoça- SC, realizado no dia 27 de março de 2014.

1.1. Objetivos

Obter a declividade e inclinação, por trechos, do quarteirão escolhido para estudo. Com os elementos numéricos encontrados, perante calculo, determinar as distâncias horizontais (distâncias topográficas) desses inúmeros trechos medidos de declividade contínua, dos quatro logradouros deste quarteirão.

1.2. Localização

O quarteirão em estudo está localizado no Bairro Cidade Universitária Pedra Branca, Rua dos Inambus, Rua do Martín Pescador, Rua dos Jaçanãs e Rua do Mirante, uma quadra próxima ao Complexo Aquático da UNISUL e ao Colégio Visão, na cidade de Palhoça-SC.

Figura 1. Planta de localização

Fonte: https://www.google.com.br/maps/@-27.628542,-48.6836846,19z

1.3. Materiais utilizados em campo

* Nível de pedreiro

* Régua de 2m

* Trena de 20,3m

2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

2.1. Procedimentos realizados em campo

Existem vários procedimentos realizados em campo para medir a rua. Primeiro escolhe-se um ponto de partida e toma-se algumas medidas para poder calcular a inclinação desse ponto. As medidas a serem tomadas são baseadas em um triângulo retângulo. Mede-se dois metros com a distância inclinada (que seria a hipotenusa do triangulo) e usa-se um nível de pedreiro para achar a distancia horizontal, então na marca de dois metros se mede a distancia vertical (que seria o cateto oposto). Com base nessas medidas podemos achar o ângulo e a inclinação da rua nesse ponto.

Depois do primeiro ponto, mede-se a distância até o próximo onde a inclinação da rua era notavelmente diferente do anterior. Nesse segundo ponto se faz todos os procedimentos de medida descritos acima com os mesmos dois metros de distancia inclinada e tomando a medida vertical. Mede-se a distância até o próximo ponto onde também serão feitos os mesmo procedimentos.

Segue-se medindo as distâncias ao redor do quarteirão e parando para fazer os procedimentos de medida da inclinação sempre que for notável essa inclinação.

Para o cálculo, a declividade é a relação entre as distâncias verticais e distâncias horizontais de cada trecho em porcentagem. E inclinação é o arco tangente da distância vertical pela distância horizontal. A distância entre o desnível e o ponto alto é a distância horizontal. Com esses dois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com