TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MAPA DE RISCOS

Por:   •  28/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

ALUNA: BÁRBARA BEATRIZ DE OLIVEIRA FERREIRA

RA: 17558321 PROVA ENG DE SEGURANÇA

a) Quais são os principais EPIs utilizados na construção civil e porque eles são importantes? Quais os riscos que eles protegem?

Os principais EPIs que são usados na construção civil são: capacetes, protetores faciais, óculos de segurança, protetores auditivos, proteção respiratória, luvas de segurança, coletes de sinalização, calçados de segurança e cremes de proteção. Eles são importantes porque protegem o funcionário de qualquer tipo de agravamento de acidentes, garantindo assim a saúde e evitando o agravamento de situações devido as ocorrências possíveis de trabalho. Eles protegem os riscos físicos, que são ruídos, vibrações excessivas, temperatura, assim como riscos químicos, que são as nevoas e qualquer interação química, riscos biológicos que são as doenças, riscos de acidentes que são, por exemplo, os prensamentos e quedas, e também os riscos ergonômicos, que são os riscos que envolvem repetitividade de ações.

b) Quais seriam os seus principais apontamentos e recomendações para a obra que você visitou com base nas informações e fotos apresentadas? Há risco de acidentes? Quais? O que deveria ser feito a respeito?

Na imagem 1 é possível ver o funcionário sem o uso de nenhum EPI. Na imagem 2 é possível ver os funcionários com apenas alguns EPIs, porém estão faltando alguns. Na imagem 3 não há um guarda-corpo protegendo os funcionários nessa sacada, fora a proximidade com a linha de energia. Na imagem 4 o funcionário está com EPI porém está preso em local inadequado.  Na imagem 5 vemos um canteiro sem nenhuma organização, podendo causar acidentes.

Há em todas as imagens riscos de acidentes de todas as formas de riscos possíveis. Em todas há falta de algum item obrigatório segundo a norma. Os riscos principais são de acidentes, sendo eles queda de algum tipo de material no corpo do funcionário, queda do próprio funcionário, a desorganização do canteiro que também facilita para que aconteça algum tipo de ocorrência. Em todos os casos devem ser feitas orientações dos funcionários em quanto a sua saúde e prevenção de acidentes, caso haja reincidência de falta dos EPIs é necessário notificá-los e cobrá-los de que isso protege não só ele como a empresa também. Os EPIs devem ser fornecidos gratuitamente pela empresa, assim como a instrução de como usar cada um deles.

c) Como poderia ser resolvido a questão sobre a falta de uso/aceitação dos EPIs na construção civil? Como você, engenheiro de segurança, tentaria mediar esse problema?

Assim como citado na questão anterior, o funcionário deve ser orientado antes mesmo de iniciar qualquer tipo de trabalho sobre os seus riscos e a importância do uso de cada EPI e EPC. O diálogo aberto e a comunicação fácil são maneiras de convencer, assim como palestras, treinamentos e vídeos. Oferecer também EPIs de qualidade, com certo conforto, praticidade e segurança.

2) Explique a diferença entre: desvios, incidentes e acidentes dentro da segurança do trabalho. Elabore uma situação (dentro da construção civil) que exemplifique essa questão, ou seja, quando um desvio passa a ser um incidente e este depois passa a acidente (seja ele sem lesão, com lesão e até morte).

Os desvios são ações que vão em desacordo com as normas de trabalho, podendo gerar um incidente ou um acidente. Eles estão na base da pirâmide da Dupon, ou seja, são os que mais ocorrem, são as ações as quais a pessoa não “percebe” que está se colocando em risco, por um momento pode dar certo, mas em compensação pode também dar errado e ocasionar esses incidentes e/ou acidentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com