TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL DESCRITIVO

Por:   •  17/6/2018  •  Resenha  •  2.415 Palavras (10 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 10

MEMORIAL DESCRITIVO

 

EMPREENDIMENTO:        Habitação Unifamiliar

ENDEREÇO:                         Rua 10, Lt 13 Qd 08

                                                Alto da Bela Vista – Itaberaí - GO

IMÓVEL:                               Casa residencial com três quartos

                                                                                                                                                       

OBJETIVO DO MEMORIAL:

                O presente memorial tem por objetivo estabelecer critérios, tipo de materiais, bem como normas para a execução da obra.

        

  1.  Dados da Edificação

        

A obra refere-se à construção de uma habitação unifamiliar na rua 10, Lt 13 Qd 08 Alto da Bela Vista na cidade de Itaberaí – GO, com área de:

  • ÁREA DO TERRENO: 300,00 m²
  • ÁREA CONSTRUÍDA: 133,55  m²

Planta de projeto arquitetônico prevendo: sala de estar, sala de jantar, dois quartos e uma suíte com banheiro, circulação, banheiro social, cozinha, área de serviço e duas varandas, com um pé direito de 2,90m.

  1. CANTEIRO DE OBRAS

                O canteiro de obras terá um refeitório com instalações sanitárias - banheiros, lavatórios e boxes com vasos sanitários para operários -, um almoxarifado de ferramentas e materiais de construção, depósitos de areias, alvenarias, madeiras, tambores reservatórios de água, rede elétrica provisória para equipamentos e iluminação noturna para vigilância, e rede de água provisória para execução dos serviços na obra. Todas as instalações do canteiro de obras serão executadas em estrutura de madeira com fechamento em chapas de Madeirit de 10.0mm de espessura, com cobertura em telha de fibrocimento.

  1. Serviços Preliminares:

A locação da casa será feita obedecendo-se às medidas do projeto de arquitetura e o código de obras do Município de ITABERAÍ-GO. O posicionamento na lateral de entrada da casa afastado de 1,50 metros da divisa lateral do terreno e com recuo frontal de 5,00 metros. A obra será locada com ripão corrido e caibros e nivelada em todo o perímetro, com 0,20m no mínimo acima do nível mais alto da casa.

  1. FUNDAÇÕES

                As fundações serão executadas de acordo com as normas pertinentes de resistência do terreno, utilizando-se para isso cavas com profundidades de no mínimo 0,10m no terreno nivelado, nos locais onde serão levantadas as paredes.  No interior das cavas se colocará um ferro corrido de 6.3mm e em seguida, concreto em toda a extensão do alicerce, formando também a calçada e o contra piso, onde serão levantadas paredes de tijolos de seis furos de 9xl4x29.

  1. ESTRUTURA

Os elementos de concreto armado (lajes e vigas) serão executados rigorosamente de acordo com o projeto estrutural nos traços e dosagens especificados, obedecendo-se ao disposto na NB 1. As lajes serão pré-moldadas com malha e cobertura em concreto conforme especificações do projeto estrutural. Deverão ser executados pilaretes em concreto armado nos locais especificados em projeto

  1. ALVENARIA

                As paredes externas e internas serão executadas em alvenaria de tijolos de cerâmicos de seis furos de 9x14x29, assentados rigorosamente de acordo com os projetos fornecidos, em argamassa de cimento e areia no traço 1:3. As juntas terão espessura máxima de 1,5 cm, rebaixadas com a ponta da colher para facilitar a perfeita aderência dos revestimentos. Nos arremates das empenas e paredes, serão executadas com duas fiadas de tijolos comuns assentados em massa de cimento no traço 1:3, onde apoiarão as vigas de madeiras do telhado. Nas portas e janelas, serão executadas vergas de concreto de 0,10m x 0,10m.

  1. CONTRAPISO

O contrapiso será executado sobre o terreno já perfeitamente apiloado, nivelado e compactado, com espessura não inferior a 6 centímetros, regularizados com argamassa de cimento e areia no traço de 1:4 enriquecido com aditivo impermeabilizante (sika ou similar), nas condições e proporções fornecidas pelo fabricante de modo a se obter uma espessura final de contrapiso não inferior a 5 centímetros. É obrigatória a separação do contrapiso da parede para evitar possíveis infiltrações decorrentes do contato do contrapiso com o aterro compactado.

  1. REVESTIMENTO

                Os revestimentos das paredes serão em chapisco comum em areia e cimento no traço 1:4 em todas as superfícies, tanto interna como externa. Em seguida as paredes serão revestidas com reboco paulista no traço 1:3:6, com massa de cimento e cal na parte interna e externa das paredes. As paredes do banheiro serão revestidas em azulejos cerâmicos na cor branca, sobre argamassa. Sobre a pia da cozinha, tanque da área de serviço e lavatório interno, será revestido uma faixa de barra lisa na parte superior em toda a extensão das bancadas com altura de 0,30m.

  1. ESQUADRIAS

                As esquadrias serão industrializadas da marca ZEMMA, ULLIAN, GRAVIA, AÇO NOBRE nas mesmas medidas do projeto de arquitetura, ou com medidas diferentes para adequação das medidas comerciais existentes, desde que seja mantida a área de iluminação e ventilação exigida pelo ambiente. Nos quartos e banheiros as portas serão de madeira, na sala de vidro temperado, e cozinha serão utilizadas portas metálicas e tipos de venezianas, todas as portas serão de abrir. As janelas da cozinha e quartos serão de correr com duas folhas, sala de jantar e na garagem de correr com quatro folhas, na sala Maximo Ar (FIXA) e nos banheiros Maximo Ar, devidamente especificadas no projeto, todas as janelas terão os perfis e puxador de alumínio bronze e será utilizado vidro temperado.

  1. COBERTURA

                A estrutura constituirá de peças de madeira, utilizando vigotas 5x11 apoiadas sobre parede da cumeeira e paredes laterais para o ripamento em caibros 3x4,5 fixados com pregos 18x24 sobre as terças para receber a cobertura.  

              A cobertura será executada com telhas de concreto e terá uma inclinação de no mínimo 35% conforme projeto de arquitetura.

  1. IMPERMEABILIZAÇÃO

O respaldo das vigas de fundação será impermeabilizado com Primer e manta asfaltica. Na alvenaria será utilizado até a altura de 1 metro produto impermeabilizante na massa tipo sika ou similar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com