TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL DESCRITIVO CASA DO MEL

Por:   •  9/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 6

MEMORIAL DESCRITIVO CASA DO MEL

 

OBJETIVO

        O presente Memorial Descritivo tem por objetivo estabelecer diretrizes para a execução da obra civil, no que tange a utilização e aplicação de materiais e de mão-de-obra, nas diversas etapas da obra. Refere-se à construção de uma edificação em alvenaria para fins industrial (CASA DO MEL), com a área total de 114,32 m².

GENERALIDADES

        Não serão permitidas quaisquer alterações no projeto sem a autorização do responsável técnico e da aprovação da Prefeitura Municipal.

INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS

        Após a preparação e limpeza do terreno será executado no mesmo um barraco em madeira para a guarda dos materiais, ferramentas e projetos, bem como a instalação de água e luz.

PLACA DA OBRA

        Deverá ser afixada em local visível na parte frontal da obra placa dos responsáveis técnicos tanto pelo projeto bem como pela execução dos serviços.

LOCAÇÃO DA OBRA

        A locação da obra será feita a partir das cotas especificadas no projeto. O gabarito será executado através de guias de madeira de 2,5 x 15 cm fixadas em escoras de eucalipto cravadas no solo. As cotas serão marcadas no gabarito levando-se em conta o nivelamento e esquadro da obra. O esquadro deverá ser conferido pelo responsável técnico antes do início dos trabalhos.

ESCAVAÇÕES

        As escavações deverão ser executadas de acordo com o tipo de fundação, observando que os aterros deverão ser apiloados em camadas de no máximo 20 cm garantindo desta forma a estabilidade e resistência do solo.

FUNDAÇÕES E ESTRUTURAS EM CONCRETO ARMADO

        As fundações serão executadas através de sapatas isoladas suportes de vigamento de baldrame conforme especifica o projeto estrutural. As demais estruturas como pilares e vigas de cobertura também serão executadas de acordo com o projeto estrutural e deverão apresentar resistência mínima de 25 MPa. Antes da concretagem o responsável técnico deverá ser chamado para as devidas conferencias.

IMPERMEABILIZAÇÃO

        Todas as vigas de baldrame serão impermeabilizadas com duas demãos de hidroasfalto aplicado a frio, cobrindo as laterais da viga, no mínimo 10 cm, aplicado uma demão perpendicular à outra, e também deverá ser feita a impermeabilização dos box nos dois vestiários.

ALVENARIAS

        Todas as paredes de alvenaria serão executadas com tijolos de barro do tipo 6 furos com dimensões 9x19x19 deitado obedecendo às dimensões e alinhamentos constantes no projeto. As fiadas deverão estar perfeitamente em nível alinhadas e aprumadas. As juntas deverão ter 12 mm a 15mm de espessura. As primeiras 5 fiadas de tijolos serão executadas com argamassa traço 1:3 cimento e areia média com impermeabilizante. O restante do assentamento será com argamassa 1:2:8, de cimento, cal hidratada e areia média. Nas janelas deverão ser executadas vergas na parte inferior e superior das janelas com ferro ¼”, prolongando-se 30cm para cada lado do vão. As vergas e contra vergas distribuem uniformemente as cargas sobre a alvenaria inferior, evitando trincas na alvenaria e no revestimento. Nas portas deve haver verga também.

COBERTURA

        A estrutura da cobertura será executada através do prolongamento da alvenaria das paredes de vedação, estruturada para suportar os esforços sobre elas, fixadas no vigamento de concreto. As telhas utilizadas serão de cerâmica do tipo capa e canal. A montagem das telhas deverá seguir as normas do fabricante. Também deverá ser feita a impermeabilização com manta.

INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS

        Instalação hidráulica: deverão seguir as especificações no projeto bem como as normas da ABNT. Na obra terá 1 reservatório em fibra de vidro com capacidade de 500 litros, com distribuição de água através de tubos e conexões em PVC rígido soldável (marrom).

        Instalação sanitária: deverão seguir as especificações do projeto bem como as normas da ABNT. As tubulações e conexões serão executadas em PVC rígido soldável. As tubulações enterradas terão caimento mínimo de 1%. Os esgotos serão embutidos com bolsas voltadas no sentido oposto ao escoamento. Serão executadas caixas de inspeção, em tijolo maciço revestidas. O esgotamento das águas servidas se dará através de fossa séptica em concreto deslocando-se após o filtro e sumidouro nas dimensões e local indicadas no projeto.         APARELHOS: Os aparelhos sanitários a serem utilizados na obra serão vasos sanitários, pias, lava botas, chuveiros, torneira cromadas, dispenser de papel higiênico, sabonete líquido e papel toalha. Os metais serão cromados.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E TELEFONICAS

        Todas as instalações deverão obedecer rigorosamente os projetos, memoriais descritivos, bem como as normas da ABNT e Coelce. Os condutores, dos ramais de entrada e distribuição estão especificados no diagrama unifilar, bem como os eletrodutos. As instalações deverão ser executadas com esmero, bom acabamento dentro das normas para total segurança e aprovação da concessionária. Será obrigatória a utilização de luminárias com proteção na parte inferior (padrão industrial), da mesma forma como a utilização de DR.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com