TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Descritivo Casa

Por:   •  29/10/2021  •  Artigo  •  2.255 Palavras (10 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 10

MEMORIAL DESCRITIVO                             

- MEMORIAL DESCRITIVO e ESPECIFICAÇÃO DE ACABAMENTOS -

I – LOCALIZAÇÃO E DADOS GERAIS DO IMÓVEL

A casa está localizada da Rua Tambaquis, lote 21, da Quadra 16 do condomínio Residencial Alphaville Graciosa.

Implantada em terreno com 718,91m² de área de superfície, a edificação totaliza  512,49m² de área construída, distribuídos em 02 pavimentos da seguinte forma:

PAVIMENTO TÉRREO: com 269,48m² de área construída, é composto de Garagem para 3 veículos, hall de entrada; Sala de Estar/ Jantar; Cave; Cozinha; Espaço Gourmet com Lounge; Home Theater; Varanda com piscina; Deck; Área de Serviço; Banheiro de Serviço; Dormitório de serviço; Escada.

PAVIMENTO SUPERIOR: com 215,80m² de área construída, é composto de Home Office, Circulação e 04 suites, sendo: Suite 01 (Master) com closet e Sala de Banho; Suite 02 (frente) com closet e banheiro; Suite 03 com closet e banheiro; Suite 04 com closet e Banheiro.

II – DESCRIÇÃO DO PROJETO ARQUITETÔNICO

PARTIDO ARQUITETÔNICO

O Projeto Arquitetônico da Residência foi conceituado na linha minimalista e brutalista. Trata-se de uma proposta intimista, sem muitas aberturas para o exterior, já que sua planta em forma de “U”, está voltada para um pátio central que integra os ambientes de convívio da casa.

Vista de fora, o volume da fachada foi idealizado como uma caixa de concreto suspensa, explorando linhas retas e minimalistas, marcada por uso de materiais como madeira, concreto e vidro. A suíte localizada nessa “caixa de concreto” é o ponto mais marcante da fachada frontal e tem privacidade garantida através dos brises de madeira, que abertos ou fechados, definem o astral do ambiente, tornado também a fachada mais dinâmica.

PAVIMENTO TÉRREO

No térreo, salas de estar e jantar, home theater e espaço gourmet com churrasqueira, formam um ambiente único, proporcionando amplitude e um dinamismo maior ao espaço, seguindo uma tendência da vida moderna e estimulando maior interação dos moradores com a casa.

 Nesse conceito, a cozinha, também integrada a sala, pode ser opcionalmente separada por painéis de madeira, que também escondem os ambientes de serviço da casa.

Todos esses ambientes podem ser abertos através de amplas aberturas envidraçadas para o espaço de lazer e jardim localizados no pátio central da casa, equipado com piscina, deck e “fire pit” para aconchego dos dias mais frios.

A disposição dos ambientes com ausência de barreiras físicas e com divisórias envidraçadas, diluem os limites dos seus espaço e proporcionam uma extensão da casa para o exterior.

PAVIMENTO SUPERIOR

O pavimento superior reserva os ambientes íntimos. As 4 suites possuem banheiros privativos e closet, sendo uma suíte máster; além de sala íntima com uso reversível para escritório.

A suíte principal está localizada mais ao fundo do terreno, e é dos pontos de destaque da residência. Conta com amplo closet, ambiente de home theater e especial sala de banho com equipamentos separados para o casal, Ducha de teto e banheira de imersão integrada a jardim vertical com iluminação zenital, compondo um cenário propício ao relaxamento.

DECORAÇÃO DE INTERIORES

O interior da residência sugere uma atmosfera despojada, com estrutura metálica e elementos em concreto aparente, mas sem perder a elegância, com exploração da nobreza da madeira, que tem uma presença muito marcante em toda residência.

Assim como o exterior, os ambientes internos seguem um desenho minimalista, em que foram priorizados a funcionalidade e praticidade de manutenção na escolha do mobiliário e materiais. Por isso, os ambientes foram pensados com layout livre, com amplos espaços de circulação e utilização de poucos móveis, com design limpo e sem excessos.

Foi utilizada uma paleta de cores rústica e contemporânea, misturando o calor dos tons quentes e aconchegantes da madeira com a discrição e sofisticação dos pretos e acinzentados.

A “quebra” da monotonia desse desenho minimalista que permeia toda decoração de interiores da casa, pode ser garantida através da dinamicidade dos elementos de sua própria arquitetura: Ora o mesmo revestimento de madeira, utilizado para destaque parede de pé-direito duplo da sala de estar/ jantar, desce sobre o espaço gourmet, se transformando em forro para este ambiente. Em outros casos, o mesmo revestimento externo da fachada se torna revestimento decorativo para interior do ambiente, como as ripas de concreto, conectando os espaços internos e externos e os pavimentos.

Outro recurso utilizado para trazer fluidez aos ambientes, são as perfurações que a residência possui em lugares estratégicos, que permitem a entrada de luz natural e conectam o pavimento térreo e o superior, como as aberturas zenitais do hall de entrada e a varanda, closet e  sala de banho do casal.

III - ESPECIFICAÇÕES DOS MATERIAS DE ACABAMENTO

  1. PAVIMENTO TÉRREO
  1. Garagem
  • PISO: Porcelanato Concreto acetinado; 1,20x1,20m.
  • PAREDES:   Massa textura projetada na cor cinza.
  • TETO: Forro de gesso, com Pintura em tinta PVA na cor branca.
  • ILUMINAÇÃO: Spots de embutir no forro de gesso com lâmpadas de LED (2.700K) tipo PAR 20.

  1. Hall de Entrada
  • PISO: Porcelanato marmorizado preto acetinado, 1,20x1,20m.
  • PAREDES:   1)Pintura em tinta acrílica acetinada na cor cinza, sobre revestimento de gesso.

        2) Detalhe em Ripas de concreto Tresuno, pigmentadas de bege.

  • TETO: Abertura Zenital com fechamento em vidro temperado laminado.
  • ESQUADRIAS: Porta Externa: com abertura pivotante, em PVC cor Grafite Escuro e vidro incolor.
  • ILUMINAÇÃO: Arandelas de parede em alumínio e lâmpadas de LED (2.700K) com efeito decorativo.

  1. Sala de Estar/ Jantar
  • PISO: Tacão de madeira Carvalho(12x52mm), com paginação Chevron.
  • PAREDES:   1) Pintura em tinta acrílica acetinada na cor cinza, sobre revestimento de gesso.

             2) Painel fixo em madeira cumaru - réguas de .10x1.00m.

  • TETO: Laje em concreto aparente com vigas metálicas aparentes.
  • ESQUADRIAS: Porta Externa: 06 folhas com abertura pivotante (9mx5,8m), em PVC cor Grafite Escuro e vidro incolor.
  • ILUMINAÇÃO: Spots no teto em trilho aparente de alumínio e lâmpadas de LED (2.700K) tipo AR 111.

  1. Escada
  • PISO: Estrutura em concreto aparente. Degraus e Espelhos revestidos em madeira.
  • PAREDES: Pintura em tinta acrílica acetinada na cor cinza, sobre revestimento de gesso.
  • TETO: Forro de gesso, com Pintura em tinta PVA na cor branca.
  • GUARDA-CORPO: Vidro Temperado Laminado incolor.
  • ILUMINAÇÃO: Spots de embutir no forro de gesso com lâmpadas de LED (2.700K) tipo PAR 20 e Dicróicas.
  1. Varanda
  • PISO: Deck de madeira Cumaru - réguas de .10x1.00m;
  • PAREDES:   1) Massa textura projetada na cor cinza.

       2) Detalhes em Pedra Hijau bruta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (321.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com