TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL DESCRITIVO DE REVITALIZAÇÃO

Por:   •  25/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 4

MEMORIAL DESCRITIVO

Proponente/Contratante: Francisco Candido de Santana, CPF: 356.997.874-53

Objeto: Revitalização de Escada de madeira

Endereço da Obra/Empreendimento: Avenida Antônio Florêncio – Praia de Cacimbinhas – Tibau do Sul/RN

Profissional/Responsável Técnico: Eng. Marcio Rodrigues Gomes – CREA-RN nº 211990682-3

ART nº .: RN20210420685

Data: 17/06/2022

DESCRIÇÃO DA ESCADA:

Comprimento total: 96,03 m (noventa e seis metros e três centímetros)

Nº total de degraus: 78 pisos e 79 espelhos

Quantidade de lances:  01 pavimento

Guarda corpo e corrimão:

  • Guarda-corpo:  o guarda corpo se apresenta com sua estrutura de pontaletes, fixados na escada e espaçados a cada dois metros e trinta centímetros de distância. Com uma tela de proteção do início ao fim.
  • Corrimão: corrimão duplo com tábuas fixadas na estrutura do grada-corpo, com alturas inferior e superior de 55 cm e 70 cm respectivamente.

SERVIÇOS:

Serão fornecidos ao CONTRATANTE os seguintes documentos de engenharia necessários para execução dos serviços: orçamento para revitalização das escadas, laudo para atestar as condições seguras de uso da mesma e fornecer descrição de execução dos serviços. Todos os itens deverão seguir as normativas técnicas vigentes tanto para elaboração quanto para execução. A seguir serão descritos os processos construtivos e materiais utilizados na obra:

1 – RETIRADAS

        Devido a situação atual da escada está inadequada para uso, será necessário retirar alguns elementos para corrigir os problemas existentes. Dentre os defeitos, há item que será retirado e recolocado quando os problemas forem corrigidos.

1.1 Retirada de corrimão de madeira em guarda corpo

Um dos itens que está inadequado é o corrimão, que não atinge as alturas estabelecidas pela NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos). Dos dois corrimãos, um mantem a altura inferior mínima de acordo com a norma. Porém, o outro corrimão deverá ser retirado para ser corrigido posteriormente.

1.2 Retirada de elemento estrutural de madeira

Será necessário retirar algumas peças de elemento estrutural que estão em situação degenerativa e possibilitando que a estrutura venha causar problemas futuros ou até colapsar, devido ao período em que os elementos ficaram expostos ao meio ambiente e sem os devidos cuidados necessários.

1.3 Retirada e recolocação de tela de proteção em polietileno, com substituição da peças danificadas

O guarda-corpo da escada tem uma tela de proteção do início ao fim, deverá ser retirado toda a tela para corrigir os problemas apresentados e após as correções a tela deve ser recolocada. Serão utilizados alguns pregos e fixadores para auxiliar na recolocação e será considerada uma margem de 10 % (dez por cento) para substituição de tela que poderá ser danificada durante o processo de retirada.

2 – INSTALAÇÕES EM MADEIRA

Após todas as retiradas, será necessário fazer diversas instalações para corrigir os problemas que se encontra a escada atualmente. Muitos dos problemas está na parte de itens que foram instalados de forma irregular. E os serviços que serão listados a seguir vão melhorar a situação da escada e ajustar de acordo com a norma.

2.1 Fixação de peça de madeira (seção de 7,5 x 7,5 cm) em escada para guarda corpo, h=1,00m

Para ajustar a altura do corrimão e guarda-corpo, exigidos pela NBR 9050, deverá ser instalada pontalete *7,5 x 7,5* cm em pinus, mista ou equivalente da região – bruta e comprimento de 1,20 m, para posteriormente instalar corrimão de um metro de altura. E para fixar a peça de madeira na escada, será utilizado parafuso francês m16 em aço galvanizado, comprimento = 150 mm, diâmetro = 16 mm, cabeça abaulada.

2.2 Instalação de elemento estrutural de madeira, seção de 7,5 x 15 cm

O suporte estrutural da escada que foi danificada e que foi retirada, será substituída por novas peças de elemento estrutural de madeira. Para esse serviço será utilizada viga *7,5 x 15 cm em pinus, mista ou equivalente da região – bruta, considerando uma perda de 5% da peça na instalação. Além disso, será utilizado parafuso francês m16 em aço galvanizado, comprimento = 150 mm, diâmetro = 16 mm, cabeça abaulada para ajudar na fixação junto à escada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com