TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MULTIVIBRADOR ASTÁVEL

Por:   •  8/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

ENGENHARIA ELÉTRICA

CIRCUITOS ELETRÔNICOS 1

PROF. JOSÉ RAFAEL LEBRE

MULTIVIBRADOR ASTÁVEL

FERNANDA HELENA AMARO VERNEQUE

LUCAS MARTINS DE OLIVEIRA

LUCAS SILVA FIGUEIREDO

MILENA JERONIMO DE OLIVEIRA

SERGIO CABRAL ESTEVAM DA SILVA

VITOR VIANA BARBOSA

Angra dos Reis/RJ

Maio de 2019

  1. INTRODUÇÃO TEÓRICA

Um multivibrador astável é um circuito eletrônico que oscila continuamente, gerando pulsos retangulares de frequência determinada. Essa frequência é determianda por um resistor e um capacitor, ou seja, por uma constante de tempo RC. Não é necessário nenhum pulso de disparo para se iniciar a oscilação. Uma vez energizado, os pulsos começam a ser gerados e podem ser utilizados como base de tempo, fontes de sinais sonoros, etc. É largamente empregado em circuitos digitais como, relógios, calculadoras etc.

A Figura 1 mostra o circuito do multivibrador astável. É possivel observar a existência de dois capacitores, C1 e C2, conectados às bases dos transistores, onde esses são essenciais para manter o circuito alternado.

Figura 1: Multivibrador astável

[pic 3]

Quando a alimentação é estabelecida, um dos transistores conduz mais do que outro e inicialmente podemos ter, por exemplo, um transistor saturado, e o outro cortado. Com um dos transistores saturado o capacitor correspondente carrega-se via RC de modo que a tensão no capacitor sobe gradualmente até o ponto em que, estando carregado, o segundo transistor em corte é polarizado no sentido de conduzir. A função dos resistores de base (Rb) é polarizar a base dos transistores com uma tensão acima da tensão de junção que é 0,7V levando-os a condução.

Quando isso ocorre, o segundo transistor tem um dos seus terminais aterrado e descarrega-se. Nestas condições o primeiro transistor vai ao corte e o segundo satura. Agora é a vez do segundo transistor carregar-se até que ocorra novamente uma comutação dos transistores e um novo ciclo de funcionamento.

Na figura 2 é possível observar as formas de onda decorrentes do circuito.

Figura 2: Formas de onda produzidas pelo multivibrador astável

[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (61.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com