TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Magazine Luiza

Tese: O Magazine Luiza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2013  •  Tese  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  986 Visualizações

Página 1 de 9

NTRODUÇÃO

As empresas brasileiras enfrentam bastantes dificuldades com a logística por questões de precariedade nas estradas, decadências nos portos e caos na viação. Perante a estes fatos e na tentativa de minimizar custos, manter qualidade e satisfação dos seus clientes, as organizações tentam suprir as suas necessidades usando estratégias de planejamento, controle e eficiência e eficácia dos serviços prestados.

Foi pensando nestas questões que escolhemos a empresa Magazine Luiza para relatar as estratégias adotadas para se manter no mercado e ser uma organização de sucesso e com uma carteira de muitos clientes.

Uma empresa familiar que leva o nome da dona. Foi assim que o Magazine Luiza consolidou um posicionamento de destaque no mercado nacional. Durante os seus 50 anos, a rede já festejou muitas conquistas até se tornar a terceira maior do varejo brasileiro.

A história da rede, que desde 1992 atua sem nenhum prejuízo, e foi a pioneira na abertura das chamadas lojas virtuais e é conhecida nacionalmente por campanhas promocionais que levam multidões às suas lojas. O segredo do sucesso da empresa é profissionalismo, velocidade, qualidade e agilidade, tendo o cliente como centro do negócio e nunca perdendo de vista a responsabilidade social.

Com destaque nas estruturas utilizadas na estratégia de estocagem, usando-se das vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, utiliza de porta paletes(montantes de 2,10m x 9,10m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro. A opção de fornecedor de estruturas porta paletes e estanterias foi a Mecalux, que apresentou melhor custo-benefício em relação às concorrentes.

A principal vantagem da verticalização está na otimização do espaço aéreo disponível, atendendo às necessidades da empresa, focando otimização do espaço, produtividade e possibilita flexibilidade para as sazonalidades de demanda.

Sobre as estratégias de localização, a empresa conclui seu processo de entrada de capital paulista com a compra da Kolumbus e a finalização de seu centro de distribuição em Louveria, já de olho em outras praças com intuito de aumentar a participação em outros estados para atender todo mercado varejista.

Foi inaugurado um centro em Duque de Caxias com o objetivo de abastecer suas unidades no Rio de Janeiro, na região leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

O centro de Louveira do Magazine Luiza apresenta uma infra-estrutura para entrar de maneira eficiente no mercado paulistano, atendendo as necessidades de redimensionamento da malha logística, dando suporte à cidade de São Paulo, que reúne o maior número de clientes do site.

A rodovia Bandeirante foi escolhida pela ótima localização geográfica em relação às diversas filiais da rede, pela proximidade com nossos fornecedores.

É utilizada como estratégia de transporte a terceirização do serviço, contando com aproximadamente 1200 veículos, mas a logística da rede é própria.

Foram escolhidas transportadoras que conhecem a região onde vão atuar e sabem como trabalhar com cargas fracionadas para caminhões menores, em virtude das regras de transito. Além disso, o Magazine utiliza o courier para entregas.

Foi observado que a empresa preocupa-se na satisfação e no bem estar dos seus clientes e tenta usar de estratégias de infra-estrutura, tecnologia, segurança para atender as necessidades dos mesmos.

ESTRATÉGIAS DE LOCALIZAÇÃO

O Magazine Luiza, terceira maior rede de eletroeletrônicos do País, concluiu seu processo de entrada na capital paulista com a compra da Kolumbus e a finalização de seu centro de distribuição (CD), em Louveria, e já está de olho em outras praças. Segundo fontes de mercado, os executivos comandados por Luiza Helena Trajano têm mantido conversas com lojistas do Espírito Santo, para entender o mercado da região. Essa estratégia estaria de acordo com a tendência do mercado varejista, que tem buscado aumentar a participação no estado, como fez a Casas Bahia, líder no varejo de móveis e eletros, que anunciou a abertura de nove lojas em dezembro. Já pensando nessa expansão, em junho deste ano, a rede inaugurou um centro em Duque de Caxias (RJ) com objetivo de abastecer suas unidades no Rio de Janeiro, na região leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Investimentos significativos em diversos segmentos - como ampliação das instalações da Petrobras, ampliação portuária e novos projetos no setor de siderurgia - são o que tem colocado os holofotes sobre o estado capixaba que, por conseqüência, tem atraído a atenção dos varejistas.

O investimento para o centro de Louveira do Magazine Luiza foi de R$ 57 milhões. O empreendimento possui 280 mil metros quadrados de área total, e 62 mil m² de área construída. O complexo foi erguido em sete meses. "Com a inauguração do CD, temos toda a infra-estrutura para entrar de maneira eficiente no mercado paulistano", afirma Frederico Trajano, diretor de Marketing e Vendas. Segundo ele, o centro de distribuição Bandeirantes surgiu da necessidade de redimensionamento da malha logística e vai atender ao plano de expansão do empresa, além de dar suporte à cidade de São Paulo, que reúne o maior número de clientes do site.

"Este CD também vai atender às cidades do sul de Minas Gerais, do litoral paulista e das regiões de Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba. Sua concepção foi baseada em modernos sistemas de logística. Inicialmente, o centro contemplará 45 mil posições paletes, mas sua capacidade total é de 70 mil posições", diz o diretor de logística do Magazine Luiza, Carlos Gomes. "Escolhemos a Rodovia Bandeirantes pela ótima localização geográfica em relação às diversas filiais da rede, pela proximidade com nossos fornecedores e também já nos preparando para a nossa entrada na capital paulista em 2008", conclui.

Além deste Centro de Distribuição, a empresa possui mais cinco unidades, localizadas em Ribeirão Preto (SP), Ibiporã (PR), Caxias do Sul (RS), Navegantes (SC) e Contagem (MG).

ESTRATÉGIAS DE TRANSPORTE

Em praticamente todos os tipos de mídia, inclusive na TV Minuto – no Metrô -, foi divulgada a chegada da rede de varejo Magazine Luiza a São Paulo, abrindo 50 lojas de uma só vez. Estratégias de marketing à parte, quais foram as adequações logísticas realizadas pela rede para atender a este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com