TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Maior Projeto de Todos os Tempos

Por:   •  4/10/2015  •  Artigo  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  1.763 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]                                                                                                                                                                   

Gestão de Projetos

Professor: Rafael Milano

O maior projeto de todos os tempos

Em 1961, John F. Kennedy, o 35° Presidente dos Estados Unidos, propôs a meta de uma viagem tripulada a Lua antes do final da década. Kenndy disse também que “decidimos ir a Lua não porque seja fácil, mas porque é difícil”. A viagem tripulada a Lua era a meta do Programa Apollo. A Nasa (National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaco), criada em 1958, desenvolveu o programa Apollo em três partes:

  1. Nave Apollo – Uma nave para levar astronautas até a órbita da Lua e traze-los de volta.
  2. Módulo lunar – Um veículo de excursão lunar para levá-los dessa nave até a superfície e traze-los de volta a órbita da Lua.
  3. Saturno V – Um veículo de lançamento, para colocar tudo isso na órbita da Terra e dar impulso para viagem a Lua.

Em 1963, John Kenndy foi assassinado. Seus sucessores Johnson e Nixon prosseguiram com seu projeto. Em 1967, o Saturno V subiu pela primeira vez. Era um projeto liderado pelo engenheiro alemão Werner von Braun, que tinha construído as bombas V-2 durante a Segunda Guerra Mundial. O Saturno tinha 120 metros de altura e podia colocar 140 toneladas na órbita da Terra. Em julho de 1969, como Kennedy previra dois americanos, viajando na Apollo XI, desceram na Lua e voltaram em segurança ao Planeta Terra. Antes da grande viagem, outros astronautas já haviam ido a Lua, sem pousar, para testar o equipamento.

Depois disso a exploração do espaço entrou em nova fase. As viagens a Lua deram lugar ao programa  do Space Shuttle e a construção de uma estação tripulada na órbita da Terra, um projeto com diversos países, inclusive o Brasil.

Os objetivos implícitos da viagem a lua eram dar aos Estados Unidos a liderança e a competência em voos espaciais tripulados e estudar as possibilidades humanas na exploração do espaço. Até hoje, há quem diga que foi desperdício de dinheiro. A viagem a Lua só serviu para aprender a viajar até a Lua – um objetivo que se esgota em si mesmo. Não se ganhou muito com isso e por essa razão nunca mais a viagem foi feita. Outros apontam o poderoso efeito exercido sobre a economia, à tecnologia e o moral dos Estados unidos, bem como os desdobramentos da exploração espacial, como os telefones celulares, os novos materiais e o uso dos satélites artificiais para comunicação.

Questões:

  1. Quais eram os objetivos da viagem a Lua?
  2. A que estratégia ou estratégias esses objetivos estavam ligados?
  3. Quais os resultados práticos? Você também acha que foi um desperdício ou tem opinião diferente?
  4. O que você acha do argumento usado por Kennedy: “decidimos ir a Lua porque é difícil”? Esse argumento contém alguma lição sobre liderança?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (353.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com