TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Manual do Proprietário

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.019 Palavras (13 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 13

MANUAL DO PROPRIETÁRIO

Tudo começa com a contratação do profissional Engenheiro ou Arquiteto para elaboração dos projetos de acordo com as normas e de acordo com as diretrizes do lote. Apresentar para prefeitura municipal toda documentação como:

  • Diretrizes (projeto do terreno contendo todas as informações como afastamentos, área a ser construída, tipo do terreno).

  • Projetos: Arquitetônico, Elétrico, Hidráulico, Estrutural.

Logo após protocolar pedido de certidão de número e alvará de construção. Após dar entrada em toda documentação e feito os pedidos das certidões, aguardar a aprovação dos mesmos pela prefeitura municipal.

Dar inicio na obra, com a certidão de numero em mãos requerer a ligação de agua e esgoto junto ao DAEPA, e requerer ligação de energia junto a CEMIG. Recolhimento de impostos:

  • Primeiramente procurar um escritório de contabilidade para abertura da matricula CEI.

  • Após registro dos funcionários na matricula CEI, recolher INSS e FGTS sobre a folha de pagamento.

  • Dar entrada na Receita Federal pedido da DISO, logo após a aprovação da DISO a Receita Federal irá liberar a certidão negativa.
  • Logo após a liberação de todos os documentos junto a Receita Federal, dar entrada no cartório pedido de Certidão de Registro de Imóveis.

Toda vez que protocola algum documento na prefeitura referente a construção, os fiscais serão submetidos a uma fiscalização na mesma para analisar se as informações do documento são as mesmas encontradas na construção.

Após o termino da obra, ir ate a prefeitura requerer a certidão de abite-se, de construção e a negativa, e logo após uma nova fiscalização por parte dos fiscais, a prefeitura ira fornecer as certidões.

FUNDAÇÃO

A fundação ou alicerce serve para apoiar a casa no terreno. A fundação depende do tipo de solo do seu terreno. Uma sondagem permite saber qual é a fundação mais indicada. Existem firmas especializadas em sondagens de solos. Mas a melhor dica é consultar os vizinhos para saber como foram feitas as fundações das casas próximas.

  • BALDRAME (SAPATA CORRIDA)

Se você encontrar solo firme até uma profundidade de 60 cm, você pode abrir uma vala e fazer o baldrame diretamente sobre o fundo dela. Você pode fazer baldrame de blocos ou de concreto.

  • BROCAS (ESTACA)

Se você não encontrar terreno firme até 60 cm de profundidade, vai ser necessário apoiar o baldrame sobre brocas.

  • RADIER

Outra solução é construir uma laje de concreto sobre o solo, conhecida como radier. Além de apoiar sua casa, o radier já funciona como contra piso e calçada. Mas o radier só pode ser usado se o terreno todo tiver o mesmo tipo de solo. Se uma parte for firme e a outra fraca, o radier não pode ser utilizado.

ALVENARIA

A alvenaria é um elemento construtivo fundamental no projeto estrutural de uma construção. Uma boa alvenaria ajuda no bom desenvolvimento das demais atividades além de contribuir com a segurança da obra.

Os tipos de alvenaria são: alvenaria estrutural e alvenaria de vedação, e a principal diferença entre elas é que a alvenaria estrutural (que utiliza o bloco estrutural, tijolo estrutural, tijolo de concreto, bloco de concreto e etc.) serve como a própria estrutura da obra, dispensando armações de ferro e aço. A alvenaria de vedação suporta apenas o seu próprio peso, por isso necessita de vigas e pilares para dar sustentação.

Um tipo não substitui o outro, pois cada um exerce uma função. Não há como a alvenaria de vedação substituir a alvenaria estrutural, uma vez que ela não pode desempenhar a função de estrutura no projeto.

  • ALVENARIA DE VEDAÇÃO

A alvenaria de vedação, que normalmente está presente na maioria das obras existentes são as paredes usadas na estrutura convencional de concreto armado com ferro, aço, pilares e vigas, que fazem a função estrutural da obra. O fechamento das paredes é feito com blocos de concreto ou cerâmico, que não precisam de muita resistência por ter armações, vigas e pilares como sustentação.

  • ALVENARIA ESTRUTURAL

A alvenaria estrutural possui as mesmas funções da de vedação, porém desempenha ainda a função estrutural na obra. Ela garante a segurança da construção sem a utilização de estruturas armadas com ferro e aço e substitui as vigas e pilares com os próprios blocos de concreto, que possuem resistência elevada e são capazes de suportar além do seu peso.

Os blocos devem atender à resistência necessária para suportar o peso da obra, já que possuem a função de estrutura. A resistência da argamassa também deve ser avaliada de acordo com cada tipo.

ESQUADRIAS

Os batentes das portas e das janelas de madeira são fixados diretamente nos tarugos chumbados nas paredes. Esses batentes devem ser nivelados e esquadrejados. Deixe espaço para o acabamento do piso, quando marcar as soleiras das portas e a altura dos peitoris das janelas.

Use uma verga na primeira fiada de blocos acima do vão. Essa verga pode ser pré-moldada ou feita no local. Ela deve ter, no mínimo, 20 cm a mais para cada lado do vão. Não se esqueça de também de escorar as fôrmas das vergas concretadas no próprio local. As janelas, vitrôs ou basculantes já vêm montados com toda a ferragem.

  • CINTA DE AMARRAÇÃO

A boa prática recomenda fazer uma cinta de amarração na última fiada das paredes (respaldo). Mas lembre-se de deixar passagens para canos e conduítes (eletrodutos) na cinta de amarração.

VIDROS

TIPOS DE VIDRO:

  • Vidro recozido (Vidro liso)
  • Vidro segurança temperado (Vidro float)
  • Vidro segurança laminado (Vidro impresso)
  • Vidro segurança aramado (Vidro fosco)
  • Vidro termo absorvente (Vidro espelhado)
  • Vidro termo refletor (Vidro gravado)
  • Vidro composto (Vidro esmaltado)

TRANSPARÊNCIA       COLORAÇÃO        COLOCAÇÃO

Vidro transparente          Vidro incolor              caixilhos

Vidro translúcido            Vidro colorido          autoportantes

Vidro opaco misto.

COBERTURA

  • LAJES

As lajes aumentam o valor, o conforto e a segurança de sua casa. As mais comuns são as de concreto armado, executadas no local, ou as pré-moldadas de concreto, compostas de vigotas "T" ou vigotas treliçadas e lajotas (tavelas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com