TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial Descritivo

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 7

1 – CONSIDERAÇÕES INICIAIS  

A obra a ser edificada é de uma residência de um pavimento, com área total de 42 m², composta de sala de estar, varanda, cozinha, dois dormitórios e um banheiro.

2 – SERVIÇOS GERAIS

2.1 Instalações Provisórias - Para que ocorra o abastecimento de água no canteiro de obras de forma que não ocorra interrupção, será necessário efetuar uma ligação provisória de água e de sanitários para os operários. Também será feita uma ligação provisório de energia obedecendo rigorosamente as prescrições da concessionária local de energia. Assim as instalações provisórias terão vasos sanitários simples de segunda linha da marca Celite, chuveiros e torneiras.

2.2 Máquinas e Ferramentas - Serão fornecidos todos os equipamentos e ferramentas adequadas de modo a garantir o bom desempenho da obra.

2.3 Segurança e Higiene dos Operários -  A obra será suprida de todos os materiais e equipamentos necessários para garantir a segurança e higiene dos operários.

2.4 Limpeza Permanente na Obra - Durante a execução, até a entrega definitiva da obra, a mesma será mantida permanentemente limpa.

3 - INFRAESTRUTURA

3.1 – Trabalhos de movimentação de terra

Na área a ser construída será realizado raspagem e limpeza no terreno, para retirar raízes ou tocos de árvores, camada vegetal e cerca de 20cm do solo pois é onde se localiza a camada orgânica que pode prejudicar os trabalhos e a obra.  Será executada escavações e reaterros no terreno principalmente nas fundações.

3.2 – Locação de Obra

Serão colocadas estacas com cotas de nível definidas em projeto para a demarcação dos eixos. A locação da obra terá de ser feita sobre um ou mais gabaritos de madeira , de forma que envolva todo o perímetro da obra.

3.3 – Fundações

Serão utilizadas fundações de sapata com dimensões de 40 x 40 centímetros. A execução será realizada na própria obra . Será utilizado vigas baldrames para sustentação das paredes. As escavações de valas para execução das vigas baldrames obedecerá os níveis de projeto. No fundo da vala será devidamente planeado recebendo um lastro de concreto não estrutural, com espessura de 5 cm. As superfícies a serem aterradas serão previamente limpadas e o material utilizado para o aterro será o mesmo que foi retirado por escavação. O aterro será executado em camadas de 20 cm com material isento de matéria orgânica, devidamente úmido de forma que a compactação seja feita mais corretamente possível.

Armadura - a armadura para sapatas, baldrames e vigas alavanca será executada em aço CA-50 e CA-60, conforme definido nas plantas de armaduras.

Concreto - o concreto estrutural para sapatas, baldrames e vigas alavanca será do tipo dosado in loco, com resistência Fck 18 MPa. O lançamento e aplicação do concreto nas fundações será feito cuidadosamente, de tal forma que não ocorra desagregamento dos materiais.

Alvenaria de Elevação - Será em tijolo maciço, com largura de 25 cm e argamassa de assentamento com traço de 1:0,5:6 (cimento, cal e areia).

Deverá ser revestida externamente com chapisco quando aparente.A cota de soleira deverá ficar no mínimo 20 cm acima do nível natural do terreno.

IMPERMEABILIZAÇÃO: A face superior da viga de fundação será impermeabilizada com manta asfáltica .

4-ESTRUTURA:

Fôrmas - As fôrmas para execução de vigas e pilares serão de taboas de madeira, espessura de 2,5 cm, obedecendo às dimensões dos elementos estruturais definidos no projeto de fôrmas.

Armadura - a armadura para vigas, vergas e pilares será executada em aço CA-50 e CA-60, conforme definido nas plantas de armadura.

Concreto - o concreto estrutural para sapatas, baldrames, vergas e vigas será do tipo dosado in loco, com resistência Fck 18 MPa. O lançamento e aplicação do concreto na estrutura serão feitos cuidadosamente, de tal forma que não ocorra desagregamento dos materiais.

Cinta de Amarração e vergas - Serão em concreto armado de acordo como é especificados em projeto                              

5 - PAREDES:

5.1 - Alvenaria de Fechamento - as alvenarias serão executadas conforme espessuras definidas no projeto arquitetônico, da seguinte forma: todas as alvenaria com espessura de 14 cm e, executado com tijolos cerâmicos de 6 furos. Todas as alvenarias serão assentadas com argamassa mista à base de cal hidratada 1:0,5:6.

5.2 - ALVENARIA INTERNA Será utilizado para o fechamento das divisórias internas alvenaria nas dimensões de 10cm em bloco cerâmico.

6-RODAPÉS:

Serão executados em cerâmica com 7 cm de altura .

7 - COBERTURA:

7.1 Madeiramento:

Será executado em madeira de pinheiro de segunda categoria, imunizado e tratado com produtos que evitem o cupim . As tesouras, apoiadas sobre as vigas de amarração das paredes, serão dispostas a cada 70 cm.

7.2 - Telhamento :
Será executado em telhas de barro vermelho, com inclinação de 60%.

7.3 - Beirais :
Serão em madeira.

7.4 – Forro :

Interno - revestimento em pvc, fixados em caibros de cedrinho 1" x 6 cm, em todas as dependências.

Externo - Os beirais serão revestidos com pvc, fixados nos ripamentos de cedrinho e encaixados no espelho que será em cedrinho largura de 15 cm.

8 – REVESTIMENTOS E PROTEÇÃO

8.1 PAREDES INTERNAS:

Todas as superfícies de paredes internas serão revestidas com chapisco de cimento e areia 1:3, na espessura de 5 mm, emboço com argamassa mista à base de cal hidratada na espessura de 15 a 20 mm e reboco com argamassa, espessura de 5 mm. No banheiro e na parede úmida da cozinha, as paredes serão revestidas com azulejo sobre emboço de argamassa mista de cal hidratada.

8.2 PAREDES EXTERNAS:

Todas as superfícies de paredes externas serão revestidas com chapisco de cimento e areia 1:3, na espessura de 5 mm, emboço com argamassa mista à base de cal hidratada na espessura de 20 mm e reboco com argamassa pré-fabricada, espessura de 5 mm.

8.3 – IMPERMEABILIZAÇÃO :

Vigas de fundação: Serão impermeabilizadas com pintura asfáltica, com o número de demãos mínimas especificadas pelo fabricante ou então 2 demãos, na face superior.

Banheiros: Será impermeabilizada toda a área com revestimento protetor impermeabilizante flexível, a base de polímeros acrílicos, com altura de 30cm. (tipo: Igolflex).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com